MEIO AMBIENTE

Aquecimento global causará ondas mortais de calor

Artigo publicado na Science Advances alerta para efeitos drásticos neste século.

Em 02/08/2017 Referência JCC / g1

O aquecimento global provocará ondas de calor tão fortes até o próximo século que muitas vidas no sul da Ásia podem não resistir, informa estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT) publicado nesta quarta-feira (2) na "Science Advances".

Os cientistas usaram simulações de computador para fazer a previsão. Eles alertam para que medidas urgentes sejam colocadas em curso para diminuir as emissões de carbono e, com isso, controlar as consequências devastadoras do aquecimento global na região.

“Sem uma diminuição drástica da temperatura, os efeitos mais devastadores do aquecimento global vão atingir as populações mais vulneráveis”, escreveram os cientistas.

Pesquisas recentes mostram que os efeitos mortais dessas ondas de calor ocorrem por uma combinação de alta temperatura e umidade. Quando muito calor e muita umidade estão combinados, o corpo não consegue controlar a temperatura interna por meio do suor.

O efeito é ainda mais preocupante em regiões pobres, onde boa parte da população não contaria com proteção adicional, informam os cientistas.

(Foto: Pixabay)