CULTURA

Araçatiba: Igreja de Nossa Senhora da Ajuda será restaurada

Será readequada para criar um novo ciclo da cultura e trará desenvolvimento para a região.

Em 22/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/Prefeitura de Viana

O tempo de duração das obras será de dois anos. O Instituto Modus Vivendi, com os patrocinadores BNDES, EDP e Instituto Cultural Vale, assina o projeto por meio do edital Resgatando a História.

Foi anunciado nesta segunda-feira, 21, o início dos trabalhos de restauro e readequação da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, monumento do século XVIII, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), localizada no distrito de Araçatiba, em Viana, no Espírito Santo. A Igreja foi a única construção arquitetônica que restou da fazenda de Araçatiba.

Além das obras de restauração, fazem parte do projeto a criação de um Centro Interpretativo, em anexo, que dará ao monumento uma linguagem nova, mais interativa, que permitirá ao público conhecer melhor a história e a cultura do local.

Após o restauro, a Prefeitura de Viana contribuirá com a manutenção do espaço. Ela será responsável pela limpeza, iluminação pública e serviços de conservação.

O projeto será realizado por meio do edital Resgatando a História, do BNDES, em parceria com a EDP e o Instituto Cultural Vale.

A solenidade que oficializou o início dos trabalhos de restauro e readequação contou com as presenças do Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos; do secretário-executivo do Ministério do Turismo, Marcos José Pereira; do prefeito de Viana, Wanderson Bueno; da presidente do Instituto Modus Vivendi, Erika Kunkel; da superintendente do IPHAN-ES, Elisa Machado Taveira; de representantes dos patrocinadores.

Para Erika Kunkel, presidente do Instituto Modus Vivendi, este projeto é muito importante para a preservação da memória e da cultura locais.

“Ele resgatará uma relevante época, que marca a presença dos Jesuítas no Espírito Santo, além de contribuir para o desenvolvimento da região. Tenho orgulho de realizar trabalhos como este, que permitem aos capixabas conservar sua identidade, seu conhecimento e sua história”, diz ela. Erika destaca ainda que desenvolveu um afeto muito especial por Araçatiba ao saber de todo o carinho e dedicação de seus moradores, por séculos, para preservar a história deste importante monumento.

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, afirmou estar muito feliz com o início das obras de restauro da Igreja Nossa Senhora da Ajuda e a revitalização do seu entorno com a criação do Circuito Jesuítico que integrará Araçatiba ao Santuário Nacional São José de Anchieta, em Anchieta, e à Igreja dos Reis Magos, na cidade de Serra. Será um investimento viabilizado a partir de recursos captados em Edital do BNDES pelo Instituto Modus Vivendi, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e da EDP, com a autorização do IPHAN, por tratar-se de bem tombado pelo seu valor histórico e  especialmente com a parceria da Prefeitura de Viana, que tem atuado com serviços estruturais, de limpeza, iluminação e de segurança, além da mobilização da sociedade em torno dessa importante obra que vai mudar a rotina de Araçatiba, atraindo turistas e pesquisadores do mundo inteiro.

"Nosso município tem dado saltos muito significativos em todas as áreas e na cultura não poderia ser diferente! A nossa cidade preocupa-se com o patrimônio cultural e todo o seu legado refletido no pertencimento cultural da população, sua história, tradição e a tradução desses elementos para uma Viana do futuro!", ressaltou o prefeito.

A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Elisa Machado Taveira, disse que é com muita alegria que o IPHAN acompanha o início de mais um projeto para a proteção e valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro.

“Os jesuítas tiveram papel fundamental no território capixaba e a restauração da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda permitirá a preservação desse importante bem cultural tombado pelo IPHAN, em 1950, e que a história desse local seja fomentada”, afirmou.

“A Iniciativa Resgatando a História é um marco na atuação conjunta entre o setor público e a iniciativa privada para a preservação do nosso passado, da nossa história e da nossa cultura. Mas vai além. O patrimônio histórico nacional é também um importante vetor de desenvolvimento econômico e social. O apoio ao restauro e implantação de um centro de interpretação na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda tem esse olhar mais amplo, que busca a preservação física, mas representa uma oportunidade de desenvolvimento local, com impactos positivos para o turismo, para a cultura e para a educação”, destaca Fabrício Brollo, gerente de Desenvolvimento Urbano, Cultura e Turismo do BNDES.

“Acreditamos que essa união com instituições públicas e privadas para cuidar da nossa história, por meio de iniciativas como a restauração do patrimônio histórico da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, é fundamental para melhor compreensão do nosso passado e, também, para a construção de futuros. É uma honra para o Instituto Cultural Vale ser parceiro dessa iniciativa que integra o projeto de desenvolvimento turístico que marca a presença dos jesuítas no Espírito Santo, junto com o Santuário Nacional de São José de Anchieta, cuja restauração também abraçamos”, diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.

O restauro da Igreja de Araçatiba faz parte do projeto de desenvolvimento turístico que marca a presença dos Jesuítas no Espírito Santo, na época do Brasil Colônia, sendo o mais completo e importante roteiro jesuítico do Brasil, com 137 quilômetros. Ela vai do Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta, passa por Araçatiba, em Viana, e pelo Palácio Anchieta, em Vitória, e termina na Igreja de Reis Magos, em Serra.

“Para a EDP, é motivo de orgulho poder proporcionar ao povo capixaba a recuperação da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, patrimônio cultural do Espírito Santo e do País. Trata-se de um projeto que, além de preservar a nossa história, representa um investimento no potencial turístico do Estado”, afirmou Fernando Saliba, diretor da EDP no Espírito Santo.

Memória: ARAÇATIBA. A GRANDE FAZENDA JESUÍTA DO ESPÍRITO SANTO

“Foi em 1549, com D. João III (1521-1557), que a Companhia de Jesus entrou no Brasil, sendo o nosso país a primeira Província jesuíta na América. Começaram por se instalar em Salvador e em 1551 fundaram na vila de Nossa Senhora da Vitória o que viria a ser o Colégio de Santiago, edificado sobre terreno doado para o efeito. Progressivamente, estabeleceram missões em aldeias e, para o suporte financeiro dos colégios, instituições mantenedoras, criaram fazendas a partir da compra de terrenos e de doações testamentárias.

A sede da fazenda Araçatiba, localizada no atual município de Viana –ES, com a igreja de Nossa Senhora da Ajuda, teve residência desde 1716 e foi, desde o início, vocacionada para a produção de açúcar, aguardente e mel. Até à expulsão dos jesuítas foi, em extensão, a maior das fazendas que possuíram. Para escoamento da sua intensa produção e proximidade a Vitória, acabou por beneficiar da construção do canal de Camboapina, obra dos jesuítas, com duas léguas para transvase entre o rio Jucu, que corre no interior da propriedade, e a baía de Vitória, na qual os jesuítas mandaram fazer um pequeno porto próximo do colégio.” Maria José dos Santos Cunha, historiadora. - (Por Rosane Freitas - AsImp)

Leia também:

Exposição "Mãos que tocam o barro" estreia segunda (21)
Concerto musical desperta sonho e alegria de alunos de Vitória
Começa amanhã (18), 1º Festival Cultural de Verão de Vitória
Camburi recebe o 1º Festival Cultural de Verão de Vitória
Vitória: Núcleo Odomodê promove oficinas para os jovens
Vitória: Inclusão produtiva oferta curso de Ovos de Páscoa
Programa Qualificar ES oferece 51 mil vagas em Vila Velha
Viana: 225 vagas em cursos gratuitos para aprender profissão
Curso de eletricista vai capacitar as pessoas Trans na Serra
40 vagas gratuitas em curso de violão para crianças na Serra

TAGS:
VIANA | RESTAURO | IGREJA | CICLO | CULTURA