EDUCAÇÃO

Aracruz: estudantes ganham bolsa integral no Instituto Ponte

Foram disponibilizadas 40 vagas e 4 delas foram conquistadas por estudantes de Aracruz.

Em 11/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: FatCamera/iStock

O Projeto Cactus é oferecido aos sábados, no formato on-line, das 8h às 10h, e os estudantes assistem às aulas com o objetivo de ampliar o conhecimento lógico-matemático.

O Projeto Cactus, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), aos estudantes de 6° ao 9°ano da rede municipal de ensino, tem colhido bons frutos com a dedicação dos envolvidos. Quatro estudantes do município, três da rede municipal e um da rede estadual, se classificaram no Processo Seletivo do Instituto Ponte, que oferece bolsas integrais. A seleção aconteceu com estudantes do Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro. Foram disponibilizadas 40 vagas e quatro delas foram conquistadas por estudantes da municipalidade. 

O Projeto Cactus é oferecido aos sábados, no formato on-line, das 8h às 10h, e os estudantes assistem às aulas com o objetivo de ampliar o conhecimento lógico-matemático, favorecendo a resolução de problemas, no intuito de prepará-los para outros processos de seleção, olimpíadas e concursos. 

Os estudantes selecionados foram: Luiza Marques Santiago, cursando o 9º ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena (Emefi) Caieiras Velha; Ludmila da Silva Ferreira, 9º ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Luiza Silvina Jardim Rebuzzi, e Isabela Gama Xavier, 8º ano, da Emef Santa Cruz.

Os critérios para a inscrição no Instituto Ponte eram ter o rendimento escolar superior a 70% nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, assiduidade escolar acima dos 90%, renda familiar de até 1,5 salário mínimo por membro familiar e estar cursando no ano vigente o 7º, 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental ou a 1ª e 2ª série do Ensino Médio. 

A estudante Luiza Marques Santiago, de 13 anos, falou sobre a conquista:

“Moro em uma aldeia indígena e amo minha cultura, gosto de participar de todos os eventos culturais da nossa aldeia e dos movimentos de reivindicação dos direitos do nosso povo. Sou uma pessoa criativa, animada e participativa, gosto de dar e escutar novas idéias para colocá-las em prática. No meu tempo livre eu costumo desenhar, pesquisar, assistir animações e ler, principalmente livros de ficção. No momento, meu maior objetivo no Instituto Ponte é aprender o máximo que eu conseguir e me divertir ao máximo nos estudos, pois, para mim, o estudo não deve ser algo forçado, mas sim prazeroso que traz curiosidade e interesse no saber. No futuro eu quero ter a capacidade de retribuir tudo para as pessoas que me apoiaram nas minhas decisões, deram ouvidos às minhas ideias malucas e sonhos. Também gostaria de cursar cinema de animação, artes digitais ou artes visuais”, disse. 

“Como mãe, a gente vê que o melhor caminho para alcançar uma nova ascensão social em relação a realidade que vivemos hoje é o estudo. Sempre incentivamos para que os nossos filhos aproveitem as oportunidades dentro e fora do município e, se não alcançarem o objetivo, o importante é  que adquiram conhecimento e experiência para o futuro, com provas como Enem, Ifes e outros. Foram oito etapas difíceis com vários estudantes de outros estados. É mérito dela, dos professores envolvidos, da EMEFI Caieiras Velha e do Projeto Cactus, que muito contribuíram. Ela tem sonhos e estamos aqui para apoiá-la”, comentou Catiane dos Santos Marques, mãe da Luiza M. Santiago. 

A estudante de Santa Cruz, Isabela Gama Xavier, também disse que essa é uma conquista que deixou todos felizes.

“Eu e minha família estamos muito alegres, animados por eu ter conseguido essa vaga. Que daqui pra frente eu consiga ter uma base melhor, aprenda muito mais e desenvolva minhas habilidades. Nada melhor do que o tempo para mostrar o caminho que eu possa seguir e descobrir o que eu realmente quero. Agradeço ao Projeto Cactos e a todos os envolvidos”, comemorou. 

De acordo com Ludmila Ferreira, a felicidade é muito grande por ter conquistado essa bolsa.

"Quando verificamos todos os projetos e ajuda que o Instituto oferece para que os estudantes alcance seus sonhos, fico muito feliz e agradecida. Minha família esteve muito envolvida com cada etapa e estão muito orgulhosos por eu ter passado no processo seletivo. A partir de agora, tudo depende de mim, do meu esforço. Essa operação em conjunto do Cactus com o Instituto Ponte vai me levar em lugares que jamais sonharia em chegar. É uma barreira com limites se quebrando. Agora sei que sou capaz de muito mais e vou estudar muito mais para chegar num lugar que ainda não sei onde é, que ainda irei descobrir, mas que será de sucesso", pontuou. 

Para a coordenadora do Projeto Cactus, Helania Mara Grippa Rui, “é uma felicidade muito grande ter os estudantes selecionados para o Instituto e garantir uma bolsa integral. São estudantes  que participam de forma assídua das aulas aos sábados, e que se saíram muito bem nas etapas de seleção, conquistando essas vagas”. 

Já a secretária da pasta, Jenilza Spinassé, comemorou a conquista dos estudantes.

“O Projeto Cactus tem contribuído muito no desenvolvimento das habilidades de matemática dos estudantes. Esse é mais um meio para que eles  dediquem mais tempo aos estudos e que tenham, de fato, aprendizados significativos. A procura para participação está aumentando e para que mais estudantes tenham oportunidade, abriremos novas vagas. O resultado na aprendizagem dos estudantes que participam do projeto é excelente". (Por Thiago Rosse de Barros-Secom/PMA)

Leia também:

Aula inaugural na unidade móvel capacita os vianenses
Saúde na escola reforça ações de prevenção para alunos
Prefeitura de Viana abre vagas para cursos profissionalizantes
> Aula inovadora com tablets encanta estudantes em Vitória
Qualificar ES abre 11.040 vagas para cursos presenciais
Servidores recebem progressão na carreira do Magistério
Segunda edição do Fies 2022 abre inscrições nesta terça (9)
Projeto mobiliza estudantes para melhorar comportamento
PMV: Tablets facilitam estudos de conteúdos em escola
Ticket alimentação por matrícula e aumento para diretores

TAGS:
ARACRUZ | ESTUDANTES | BOLSA INTEGRAL | INSTITUTO PONTE | PROJETO CACTUS