POLÍTICA CAPIXABA

Aracruz: Inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto

Cerca de 20 mil pessoas beneficiadas com a ETE inaugurada ontem (12), na Barra do Sahy.

Em 13/04/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Vinícius Gardiman/Secom/PMA

A ETE possui uma moderna e confiável tecnologia de tratamento biológico de esgoto, o que garante eficiência e baixo custo de manutenção operacional.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, na terça-feira (12), da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que atenderá aos bairros Santa Marta e Barra do Sahy, no município de Aracruz. O equipamento foi construído em atendimento ao Termo de Compromisso Socioambiental firmado para instalação do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA). O investimento feito pela empresa foi da ordem de R$ 12 milhões.

A ETE possui uma moderna e confiável tecnologia de tratamento biológico de esgoto, o que garante eficiência e baixo custo de manutenção operacional. A unidade está dimensionada para atender uma população de 20 mil habitantes. As obras tiveram início em janeiro de 2020, sendo entregues à Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) no início deste ano.

Segundo a empresa, a água sai após o tratamento do esgoto com qualidade superior à exigida pelas normas brasileiras, podendo até mesmo ser reutilizada em outras atividades como agricultura, irrigação de jardins e atividades industriais. O sistema contempla ainda um emissário submarino de 360 metros para o lançamento da água no mar, garantido o distanciamento da área costeira.

“Em um entendimento com a Prefeitura, fizemos uma adutora de 13 quilômetros, trazendo água tratada para essa região litorânea. Hoje, o Estaleiro Jurong é abastecido com água da Cesan, o que não tinha antes. Agora com essa ETE, vamos atender a mais 20 mil pessoas em Barra do Sahy e Santa Marta. No verão, teremos uma presença maior de pessoas nessa localidade. Um investimento que contribui para a preservação do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida e do turismo da Orla de Aracruz”, pontuou o governador.

Casagrande lembrou que a Cesan está presente em 53 municípios capixabas, sendo que 46 já assinaram os contratos de programa para continuidade da prestação de serviços e garantia da universalização do abastecimento de águas, da coleta e tratamento do esgoto.


Inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em Barra do Sahy, Aracruz. Foto: Vinícius Gardiman/Secom/PMA

De acordo com o vice-prefeito de Aracruz, Beto Vieira, essa inauguração é um marco para o Município, principalmente para o litoral.

“Esse empreendimento é parte integrante de um projeto muito maior, que é universalizar a coleta e o tratamento de esgoto em nosso município. A ETE representa mais qualidade de vida e, consequentemente, mais desenvolvimento e valorização da região. Sabemos que Aracruz tem vocação para crescer e conta com muitos fatores que contribuem para atrair e realizar novos negócios. Entregas como essa mostram o dinamismo da economia local, dão sustentabilidade ao desenvolvimento do município e criam um ambiente de oportunidades. O saneamento é essencial para a saúde e qualidade de vida das pessoas e, com o tratamento do esgoto, antes do seu lançamento, minimiza-se a poluição ambiental e diminui os danos à saúde pública. Essa ETE tem uma importância imensurável para garantir o progresso e preservar o meio ambiente para as futuras gerações, uma grande conquista para a população aracruzense”, ressaltou. 

Presente ao evento, o presidente do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), Thangavelu Guhan, disse que a ETE, que já está em operação, vem para melhorar a vida dos moradores da orla.

“Hoje é um dia importante para a Jurong com essa entrega para as comunidades de Santa Marta e Barra do Sahy. A ETE já está em operação e vem para melhorar a vida dos moradores da orla. Entregamos uma obra que garante um serviço de qualidade e respeita o meio ambiente, por sua eficiência. Temos muito orgulho em atender a condicionante e as comunidades do entorno”, disse Thangavelu Guhan. (Com informações do Governo/ES e Secom/PMA)

Leia também:

Governador autoriza obras da estrada da Rota do Carmo
Governador entrega obras no município de Atílio Vivácqua
Governador anuncia extinção de medidas qualificadas no ES
Vacina contra gripe e 4ª dose covid para idosos, sábado (09)
Reforço com Pfizer aumenta proteção das doses da CoronaVac
Serra: Dia Mundial da Saúde lembrado com serviços gratuitos
Covid: Vacina da Janssen recebe registro definitivo da Anvisa
17 escolas de Vila Velha recebem a vacinação para crianças
Abril Marrom alerta sobre doenças que levam à cegueira
9º Congresso Sul Brasileiro de Câncer de Boca em Camboriú

TAGS: 
GOVERNADOR | ESTAÇÕ | TRATAMENTO | ARACRUZ | INAUGURAÇÃO