CIDADE

Aracruz: Investimento em segurança geram bons resultados

O investimento da Prefeitura em sistema de segurança pública geram resultados positivos

Em 05/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Humberto De Marchi-Secom/PMA

De acordo com a Secretaria de Administração e Recursos Humanos, pasta responsável pelo funcionamento da CISI, o sistema de cerco eletrônico atua com 57 câmeras que atuam no monitoramento de vias públicas, identificando veículos com restrições.

Com menos de três meses de funcionamento, a Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI) da Prefeitura de Aracruz vem apresentando resultados significativos quanto à redução dos casos de violência e criminalidade no município. Implantado desde o início de maio, o sistema é o mais novo aliado na garantia da segurança de todos os cidadãos aracruzenses.  

De acordo com a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Semad), pasta responsável pelo funcionamento da CISI, o sistema de cerco eletrônico atua com 57 câmeras que atuam no monitoramento de vias públicas, identificando veículos com restrições. Ainda no sistema,  quatro dispositivos fazem a identificação semafórica, ou seja, detectam avanços nos sinais, nas faixas de pedestres e acidentes.

Os dados da Semad apontam 11 apreensões de veículos, sendo oito carros e três motos, dois indivíduos presos após abordagem policial e a identificação de um veículo clonado. 

Henrique Cursino, que teve seu caminhão de trabalho roubado, conta que, com o auxílio das câmeras, obteve a informação de onde seu veículo estava.

“O trabalho em conjunto da Polícia Militar com a Central identificou que o veículo havia saído do município. Com isso, acionamos a Polícia Rodoviária Federal (PRF) que identificou a localização e estou aguardando a finalização da ação. Os equipamentos são muito bons. Os que tinham antigamente, a chance de recuperar o meu caminhão era zero”, disse. 

Além disso, o sistema também opera na segurança de ruas e bairros com 60 câmeras de videomonitoramento, sendo dez fixas e 50  de 360º instaladas em pontos estratégicos do municípios. Essas de 360º são itinerantes e podem ser retiradas de um local e colocadas em outro, conforme forem identificadas as ações criminais. 

Com os equipamentos de videomonitoramento, a CISI registrou 15 abordagens policiais, dois recolhimentos de animais em vias públicas, identificação de seis casos de uso de entorpecentes, quatro acidentes em vias públicas, 18 casos da utilização de entorpecentes em espaços públicos e um assalto. 

“Sou comerciante há oito anos e o novo sistema nos deixa mais tranquilos quanto às ações criminais. Com os equipamentos facilita a identificação dos indivíduos e, também, na elucidação dos crimes”, comenta Ana Angélica Martins Inácio. 

As ações são realizadas em parceria com órgãos que compõem a Segurança Pública do município e Estado, onde a CISI pode ser acionada pelos órgãos, ou, os próprios operadores podem acionar os órgãos, caso identifique ações suspeitas. 

“A tecnologia é um fator essencial para dar mais eficiência às ações policiais e a CISI é uma ferramenta poderosa e que oferece aos órgãos da Segurança Pública a capacidade realizar ações com muito mais eficiência, como o direcionamento inteligente das equipes a determinados locais e a busca de informações. A ferramenta é tão importante que já faz parte do rol de procedimentos da Polícia Militar, gerando excelentes resultados”, destacou o capitão Sérgio Alexandre Barbosa Vieira, chefe da Seção de Planejamento do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM). 

O sistema

O investimento da Prefeitura de Aracruz no novo sistema altamente tecnológico da Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI) garante o funcionamento de mais de 100 câmeras, 24 horas por dia, garantindo mais segurança aos cidadãos aracruzenses. 

Além das câmeras, o sistema também oferece os serviços das tagarelas. São alto-falantes instalados junto às câmeras de videomonitoramento e podem ser utilizados para disparar informação por meio de áudio à população. A utilização  dos equipamentos contribuiu para a redução do uso de entorpecentes na Praça da Paz, trazendo de volta às famílias que frequentam o espaço. 

“Aracruz vive uma nova realidade quanto a segurança pública. A CISI veio para trazer mais tranquilidade às pessoas e, no período de pouco menos de três de funcionamento, já contribuiu com a resolução de muitos crimes. Um investimento significativo e que se tornou um grande aliado na garantia da segurança da nossa população”, enfatizou Marcus Coelho, secretário da Semad. 

Para o prefeito Dr. Coutinho, investir em segurança é a garantia de uma cidade mais evoluída, sem crimes e feliz.

“O objetivo da nossa gestão é proporcionar o melhor para nossa gente e fazer de Aracruz, um lugar melhor para se viver e investir nessa tecnologia que vem de encontro a isso. Não são apenas câmeras, é a garantia de qualidade de vida dos aracruzenses e de um município mais seguro”, concluiu. (Por Thais Tonini Patuzzo-Secom/PMA)

Leia também:

Serra: sai o estádio Robertão e entra a Universidade da Criança
Obras estão adiantadas na ciclovia da avenida Rio Branco
Linhares realiza o melhoramento da iluminação pública
> Aracruz: academia popular começa a ser instalada em bairro
Cachoeiro: Exposul Rural 2022 começa nesta quinta-feira (4)
Prefeitura da Serra vai revitalizar praça de Colina de Laranjeiras
Calçada cidadã da Rodovia Norte vai contemplar 3 bairros
Linhares entregará equipamentos públicos de esporte e lazer
Prefeitura de Cariacica dá início às obras da "Orla de Cariacica"
> Assistência Social promove capacitação sobre a rede Suas
"Viemos pela paz", diz presidente da Câmara em visita a Taiwan

TAGS:
ARACRUZ | INVESTIMENTOS | SEGURANÇA PÚBLICA | RESULTADOS | CISI