SAÚDE

Aracruz prorroga prazo de vacinação contra poliomielite

Adesão dos aracruzenses à vacinação contra a poliomielite segue baixa em todo município

Em 13/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Agencia Brasil

O imunizante protege a criança de três tipos diferentes do vírus que causam esta doença, conhecida popularmente como paralisia infantil.

Dados da secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa) mostram que a adesão dos aracruzenses à vacinação contra a poliomielite segue baixa em todo o município. A campanha teve início em agosto e o público-alvo inclui 6.367 crianças menores de cinco anos, mas, até agora, o índice de vacinação é de apenas 34.9% de crianças imunizadas. 

Para que mais crianças recebam a vacina a Semsa prorrogou o prazo de vacinação. O imunizante protege a criança de três tipos diferentes do vírus que causam esta doença, conhecida popularmente como paralisia infantil. A doença pode comprometer o sistema nervoso e levar à paralisia de membros e alterações motoras na criança.

“A meta é vacinar 95% das crianças, mas nosso município registra apenas 34,9%, o que representa menos da metade da meta. É importante que os pais entendam a importância desta imunização, uma vez que ela protege da paralisia infantil”, destacou Rosiane Scarpatt, secretária da Semsa. 

Ainda de acordo com a secretária, o município prorrogou a vacinação.

“Foi preciso estender o prazo para que pais ou responsáveis possam vacinar seus filhos. A vacina é oferecida em todas as nossas Unidades de Saúde, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 15h30”, completou Rosiane Scarpatt.

A Secretaria ressalta ainda que se não houver um esforço coletivo para aumentar a cobertura vacinal, as doenças erradicadas podem voltar, como aconteceu com o sarampo. A poliomielite é uma doença grave e não tem cura, e esse vírus está circulando em outros países. (Por Thais Tonini Patuzzo-Secom/PMA)

Leia também:

Serviços de saúde farão busca ativa de casos de Sarampo
Brasil registra 38 mortes e 5,3 mil novos casos de covid-19
Serra abre novas vagas de vacina nesta segunda-feira (12)
Pessoas têm problema emocional no ambiente de trabalho
Cariacica prepara esquema de vacinação neste sábado (10)
Baixa adesão vacinal para poliomielite no país preocupa
Serra abre novas vagas de vacinação nesta quinta-feira (8)
Vitória abre 3.190 vagas para vacinação nesta quinta-feira (8)
Queda de cabelo pode indicar problemas de saúde; entenda
Covid-19: Brasil registra 8,8 mil novos casos e 57 óbitos

TAGS:
ARACRUZ | VACINAÇÃO | POLIOMIELITE | SEMSA | CRIANÇAS