MEIO AMBIENTE

ArcelorMittal pretende reduzir emissões de carbono na Europa

A redução deverá chegar a casa dos 30% até 2030.

Em 13/12/2019 Referência CCNEWS, Redação

Foto: Reuters/Alexandre Mota

A ArcelorMittal anunciou nesta sexta-feira planos para reduzir as emissões em suas operações na Europa em 30% até 2030, dois dias depois que a União Europeia estabeleceu um programa para atingir a neutralidade de carbono até 2050.

A ArcelorMittal também disse que pretende lançar uma meta para todo o grupo em meados do próximo ano.

A indústria siderúrgica é responsável por cerca de 7% das emissões globais. A pressão sobre o setor reduzir seu impacto climático está crescendo, especialmente na Europa, já que a nova Comissão Europeia, em funcionamento desde o início de dezembro, tornou a neutralidade de carbono a principal prioridade.

“Nosso roteiro e a meta de redução de emissões de 30% até 2030 para a Europa são um grande passo na direção certa”, disse Geert Van Poelvoorde, presidente-executivo da ArcelorMittal da Europa - Flat Products, em comunicado.

A meta de um corte de 30% em relação aos níveis de 2018 abrange os produtos de aços planos, que formam a maior parte da produção europeia da ArcelorMittal e são utilizados em setores como produção de automóveis e construção.

A ArcelorMittal disse que seu roteiro de emissões inclui a fabricação de aço usando energia limpa, como hidrogênio, em vez de combustível fóssil, bem como a captura e armazenamento de carbono, o que envolve capturar as emissões da siderurgia tradicional e armazená-las ou reutilizá-las em processos industriais.

Os esforços para implementar a captura e o armazenamento de carbono falharam em escala comercial por anos, mas a ArcelorMittal diz que um projeto em Ghent, na Bélgica, para capturar gases residuais de um alto-forno siderúrgico e convertê-los em bioetanol será concluído em 2020. (Reuters)