MEIO AMBIENTE

ArcelorMittal Tubarão recebe Prêmio Iniciativas Ambientais

As iniciativas Gestão Ambiental dos Coprodutos na ArcelorMittal Tubarão e Tecnologias para Minimização de Emissões Atmosféricas.

Em 21/09/2014 Referência JCC

A ArcelorMittal Tubarão foi premiada em duas das oito categorias do Prêmio Findes/Senai de Meio Ambiente 2014. As iniciativas Gestão Ambiental dos Coprodutos na ArcelorMittal Tubarão e Tecnologias para Minimização de Emissões Atmosféricas – IGPA – Indicador Global de Performance Ambiental alcançaram reconhecimento nas categorias Resíduos Sólidos e Qualidade do Ar, respectivamente.

Objetivo

Os objetivos do prêmio são incentivar e reconhecer as iniciativas ambientais e socioambientais das indústrias e partes interessadas do Espírito Santo. As demais categorias são Proteção dos Recursos Hídricos, Uso de Tecnologias Limpas, Educação Ambiental, Responsabilidade Social, Micro e Pequenas Indústrias e Relação com Partes Interessadas.
Concorreram indústrias associadas a algum sindicato filiado à Federação da Indústria do Espírito Santo (Findes), entidades públicas ou privadas, como universidades, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e governos, além de professores, pesquisadores e estudantes.

Resíduos industriais geram receita

No primeiro semestre de 2014, a ArcelorMittal Tubarão comercializou mais de 1 milhão de toneladas de coprodutos gerando uma receita bruta de mais de R$ 64 milhões. Os coprodutos são gerados em todas as fases da produção de aço, tais como a escória granulada de alto-forno, o alcatrão, o Revsol (originado no processo de transformação do ferro-gusa em aço), as sucatas, o coque e os criogênicos (oxigênio, nitrogênio e argônio). Os principais clientes são das áreas de produção de cimento, carboquímica, construção civil, rodovias, cerâmica e produtores de gusa.

 

Por ArcelorMittal Tubarão