CIÊNCIA & TECNOLOGIA

ArcelorMittal Tubarão sai na frente e inicia testes de Poste Inteligente

Economia, menos risco de acidente e inovação.

Em 05/07/2019 Referência JCC, Rosane Freitas

Foto: Marcelo Braga

Economia, menos risco de acidente e inovação. Esses são os ingredientes que motivaram a Startup Fleximetal Brasil a pensar em soluções diferenciadas para grandes empresas como a ArcelorMittal Tubarão. Uma das inovações já está sendo avaliada pela área de Energia da empresa: o poste inteligente (Flipposte). Trata-se de um acessório com uma dobradiça acoplado à haste da luminária do poste, que pode ser manipulada do chão. Esta melhoria possibilita a execução de manutenção da luminária no nível do solo, sem a necessidade de trabalho em altura. A primeira instalação foi em dois postes da Área Administrativa, próximo ao Centro de Treinamento.

A peça foi desenvolvida pela startup em uma parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e a Associação de Empresários da Serra (ASES). De acordo com o CEO da Fleximetal Brasil, Robson Barreto, o produto foi patenteado e aprovado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). “As startups precisam fazer essa conexão com a academia e tornar a ideia real. E as empresas sempre nos apoiam para validar o projeto. Isso facilita a comercialização desse novo produto, pois já há um respaldo de uma grande empresa como a ArcelorMittal”, destaca Robson.

Para o Gerente de Área de Manutenção da Distribuição de Energia da ArcelorMittal Tubarão, Caio Vidigal, todos se beneficiam com esta parceria. “Ganha a ArcelorMittal Tubarão, com a possibilidade de testar em primeira mão esta inovação, ganha a Fleximetal, com a disponibilização do nosso parque industrial para validação do invento, e ganha a sociedade, com o apoio da empresa a uma startup capixaba, estimulando a geração de empregos, renda e oportunidades para empresas locais.”