ECONOMIA INTERNACIONAL

Argentina sofre com inflação que se aproxima de 100%

Inflação na Argentina sobe e orçamento das famílias apertam com salários desvalorizados.

Em 14/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Getty Images

A inflação, que encerrou 2022 em 95%, pode acelerar ainda mais este ano, apesar das medidas do governo para limitar o aumento de preços.

Os argentinos estão sentindo cada vez mais o impacto de uma das taxas de inflação mais altas do mundo, com aumentos anuais de preços próximos de 100% que sobrecarregam o orçamento das famílias conforme o custo de alimentos, gás e serviços supera em muito os salários.

O país, que luta contra a inflação elevada há anos, vai anunciar os dados de janeiro hoje (14), com a expectativa de que a inflação mensal tenha acelerado para cerca de 6% e que o valor em 12 meses se aproxime de três dígitos.

“A verdade é que vivo o dia a dia, procuro preços baixos, vou a mercados. Procuramos onde a carne é mais barata, as verduras são mais baratas e caçamos promoções online para sobreviver”, disse Gisella Saluzzo, de 30 anos, médica em Buenos Aires.

A inflação desenfreada tem pesado fortemente sobre a economia, forçando o banco central a aumentar as taxas de juros para impressionantes 75%, e prejudicado a popularidade do governo peronista de centro-esquerda do presidente Alberto Fernández.

Isso pode ser fundamental nas eleições gerais de outubro, com a oposição conservadora à frente nas pesquisas. Os argentinos estão cansados da inflação e muitos culpam a má gestão econômica e a impressão de dinheiro pelo governo.

Brian Muliane, um quiroprático de 33 anos, disse que, com a inflação e os impostos, seu negócio está com dificuldade para sobreviver.

“No nosso trabalho, entre pagar uma coisa e outra, com os impostos, eles estão nos afogando”, afirmou. “Há muitos que não podem nem trabalhar.”

A inflação, que encerrou 2022 em 95% e pode até acelerar este ano, apesar das medidas do governo para limitar o aumento de preços, obrigou muitos a mudar seus hábitos de compras.

“Há coisas que deixei de comprar porque digo não, é simplesmente impossível aumentar assim”, disse a professora Andrea Mendoza, de 50 anos, enquanto fazia compras. “Então não compro algumas coisas, mudo hábitos ou compro o que está em oferta.”

(Por Reuters, via Forbes Money)

Leia também:

Fazenda finaliza proposta para correção da tabela do IR
Decreto amplia os benefícios para o setor de rochas no ES
Confaz publica tabela para preço médio de combustíveis
Oi entra com pedido de recuperação judicial nos EUA
Percentual de famílias endividadas se mantém em 78%
Conab: Previsão de safra de grãos é 310,6 milhões de toneladas
Petrobras vai analisar propostas do governo fluminense
Investidores resgatam R$ 24,6 bilhões de fundos em janeiro
Custo da cesta básica em janeiro sobe no nordeste e cai no sul
China tem potencial para aumentar importações do Brasil
Mercado global de luxo atinge € 1,38 trilhão em vendas em 2022 

TAGS:
ARGENTINA | INFLAÇÃO | DESVALORIZAÇÃO | FAMÍLIAS | ACELERAÇÃO