CIDADE

Assistência Social promove encontro da Rede Suas em Vitória

O Suas é um sistema público que organiza os serviços de assistência social em todo o Brasil.

Em 06/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação Semas/PMV

A Rede Pública Não-Governamental é composta pelos órgãos que fazem parte das Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Essa rede é reconhecida pela assistência social e por executar serviços de caráter público.

Você sabe o que é e como funciona o Sistema Único de Assistência Social (Suas)? Ele é um sistema público que organiza os serviços de assistência social no Brasil. Tem um modelo de gestão participativa, e articula os esforços e os recursos dos três níveis de governo, isto é, municípios, estados e a União, para colocar em prática o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Para dialogar sobre os aprimoramentos necessários à Rede Suas Vitória, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Vitória (Semas), por meio da Gerência de Planejamento e Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), realizou na, última quinta-feira (30), um encontro que contou com a presença de representantes de 22 organizações inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória (Comasv).

A Rede Pública Não-Governamental é composta pelos órgãos que fazem parte das Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Essa rede é reconhecida pela assistência social e por executar serviços de caráter público. Elas podem receber recursos públicos, ou obter recursos por outras fontes (doações de terceiros, rendimentos financeiros, eventos, etc.), daí a importância dessa interação, sempre com o foco voltado para o resultado apresentado ao público da assistência social.

Cintya Schulz, secretária de Assistência Social de Vitória e Carla Mognato, Subsecretária de Proteção Social Especial no Encontro da Rede Suas Vitória. Foto: Divulgação Semas/PMV

“Ter um encontro com os diversos atores que compõem a rede Suas é de extrema importância para o fortalecimento da política de Assistência Social em Vitória e nosso intuito é oferecer apoio técnico para qualificar cada vez mais o atendimento aos usuários”, explica Cintya Schulz, secretária de Assistência Social de Vitória.

De acordo com Roberta Rangel Viana, gerente de Planejamento e Gestão do Sistema Único de Assistência Social de Vitória, o encontro foi muito importante para o Fortalecimento da Política de Assistência Social no município de Vitória, pois junto com a Rede Socioassistencial Governamental, as organizações ofertam os serviços e ampliam a capacidade de atendimento.

Roberta explica que a partir do momento que as organizações passam a compor a rede não-governamental, é preciso oferecer todo o suporte Técnico para além do suporte financeiro, nos critérios da regulamentação de parcerias que estão na lei 13019/2014.

“Nosso objetivo é fortalecer e nos apropriarmos das necessidades da rede não-governamental, é cumprir o nosso compromisso em executar uma Política de Assistência Social, com os melhores resultados para a população da nossa capital”, reforçou. (Secom/PMV)

Leia também:

Prefeitura assina OS para reforma de rede elétrica em escola
Vila Velha realiza transmissão da LOA 2022 no próximo dia 13
Bairros terão atendimentos itinerantes de unidades móveis
Assistência Social realiza 1º encontro formativo do SUAS Serra
Prefeitura de Vitória conclui reforma do deque de São Pedro
Prefeitura de Serra retoma atividades do Projeto Conectar
Prefeitura de Vila Velha avança com as obras na Trono Rei​
Parque da Fonte Grande ganha 20 novas placas informativas
PMVV apresenta novo projeto do Parque Urbano Sítio Batalha
Linhares convoca os agentes de serviços gerais aprovados
Linhares cria um projeto para conversar com pessoas de rua

TAGS:
VITÓRIA | SUAS | ASSISTÊNCIA SOCIAL | GOVERNO | COMASV