CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Astrônomos amadores brasileiros descobrem novo cometa.

Este novo astro recebeu o nome de Pimentel em homenagem ao astrônomo que o descobriu.

Em 03/09/2015 Referência JCC

Uma equipe de astrônomos amadores brasileiros descobriu no final de agosto um novo cometa que, por sua órbita, entra na categoria do famoso Halley, confirmaram nesta quinta-feira à Agência Efe fontes do Observatório Sonear.

"O cometa tem uma órbita classificada de Tipo Halley", disseram os astrônomos deste pequeno observatório situado no município de Oliveira, no estado de Minas Gerais (sudeste), no qual aconteceu a descoberta no dia 24 de agosto.

Esta classificação faz referência a cometas periódicos com uma órbita muito inclinada em relação à Terra e com fases entre 20 e 200 anos.

"Este cometa tem uma órbita com um período de 21 anos, portanto se enquadra nesta classificação", esclareceu o responsável do Observatório Sonear, Cristóvão Jacques, que especificou que, no entanto, não é igual ao Halley, já que a fase deste último é de 76 anos.

Este novo astro, cuja descoberta foi oficializada na terça-feira passada pela União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês), recebeu o nome de Pimentel em homenagem ao astrônomo que o descobriu, Eduardo Pimentel.

Segundo os cálculos da equipe do Sonear, o cometa Pimentel passará por seu peri-hélio, ou seja, pelo ponto no qual estará mais perto do Sol, neste próximo dia 10 de setembro.

Este modesto observatório opera graças a um grupo de astrônomos amadores, que examina pessoalmente os dados colhidos por um software, descarta os falsos alarmes e envia os dados para diversas instituições, a fim de que outros colegas possam confirmar suas descobertas.

Entre as descobertas realizadas pelo Observatório Sonear, que é financiado exclusivamente com fundos privados, estão outros três cometas e 12 asteroides nos últimos dois anos.

Fonte: EFE