ESPORTE INTERNACIONAL

Atacado em coletiva, Joseph Blatter se defende: "Preso? Por qual motivo?"

A imprensa, principalmente, inglesa, bombardeou o suíço com perguntas sobre propinas e a investigação do FBI.

Em 30/05/2015 Referência JCC

Reeleito presidente da Fifa para seu quinto mandato, Joseph Blatter tentou minimizar o escândalo de corrupção que gerou a prisão de sete dirigentes ligados à entidade, mas não conseguiu fugir do tema durante entrevista coletiva neste sábado (30), na sede da organização, em Zurique: a imprensa, principalmente, inglesa, bombardeou o suíço com perguntas sobre propinas e a investigação da Justiça americana. Um repórter chegou a perguntar se Blatter temia ser preso:

- Preso? Por qual motivo? - respondeu o suíço.

Alguns jornalistas perguntaram diretamente para Blatter se ele sabia o nome do dirigente citado no relatório americano que teria dado US$ 10 milhões de propinas a Jack Warner, ex-presidente da Concacaf. O suíço afirmou que não tem a informação em todas as respostas.

- Eu não conheço essas alegações. Se ela se encontra em algum lugar da investigação, vamos deixar que a investigação prossiga e traga resultados.

Joseph Blatter Congresso Fifa (Foto: Reuters)Joseph Blatter foi alvo de várias perguntas sobre escândalo de corrupção na Fifa (Foto: Reuters)

A entrevista foi realizada após a reunião do Comitê Executivo que definiu que a divisão das vagas nas duas próximas Copas do Mundo seguirá a mesma adotada atualmente (ou seja, a América do Sul segue com quatro seleções garantidas e mais uma chance na repescagem). Durante a coletiva, Blatter reclamou bastante da posição da Uefa na crise e citou a ausência do inglês David Gill, vice-presidente da Fifa que abandonou o cargo após a reeleição do suíço.

- Se você é parte da Fifa, deve estar ali para ajudar a organizar. A Uefa é a maior e mais rica, tem os melhores campeonatos e jogadores, mas quando se trata de clubes se você não tiver jogadores de outros continentes não vai ser tão bom. Eles precisam dar o exemplo e assumir responsabilidades. E responsabilidade não pode ser assumida quando você não comparece à primeira reunião. É preciso comparecer.

Blatter abriu a entrevista coletiva garantindo que a entidade debaterá em reuniões os últimos escândalos de corrupção e que pretende terminar sua passagem pelo cargo com uma organização "mais robusta e bela".

Michel Platini Joseph Blatter Fifa (Foto: Efe)Platini e Blatter conversam no congresso em Zurique: relação entre Uefa e Fifa é motivo de críticas do dirigente suíço (Foto: Efe)

- É preciso que haja responsáveis, e eu assumo essa responsabilidade. Mas a divido com o Comitê Executivo, todos no comando da Fifa devem assumi-la. Hoje, nós vamos começar a conversar sobre isso e nas próximas semanas teremos outras reuniões para continuar avançando nesse campo. Tudo isso para recolocar o trem nos trilhos e chegar ao final do meu mandato coma  Fifa numa situação de tranquilidade, e tendo a felicidade de ver a Fifa mais robusta e mais bela. Hoje temos 1,6 bilhão de pessoas que são direta, ou indiretamente, afetadas pelo futebol. Portanto, temos aí a importância das nossas atitudes - afirmou.

Para o suíço, a crise envolvendo as prisões e investigação americana não é uma "furacão":

- Todos estes eventos que aconteceram culminaram em uma tempestade. Reafirmamos a nossa a unidade para ir em frente. Trabalhar com todas as instituições, federações, Justiça. Neste caminho vamos evitar algumas situações no futuro. Surpresas que nos pegaram por trás. Estou aqui como presidente da Fifa. Vou continuar a trabalhar e a lutar por boas coisas. Não estou sozinho.

"PRESIDENTE DE TODOS"
"Eu disse que perdoo mas não esqueço, em relação a indivíduo. Não aos fatos. Fui reeleito ontem e sou presidente de todos, inclusive de quem ficou contra mim. Continuarei indo a todos os eventos, isso não muda. Mas quando se trata de um ataque pessoal, aí sim, eu digo que fui afetado."

QUEM PAGOU PROPINA DE US$ 10 MILHÕES A JACK WARNER?
"Eu não conheço essas alegações. Se ela se encontra em algum lugar da investigação, vamos deixar que a investigação prossiga e traga resultados."

ALÍVIO COM REELEIÇÃO
"Estou aliviado. Por dois motivos. Primeiro, porque fui reeleito. Segundo, porque hoje de manhã tivemos uma boa atmosfera no Comitê Executivo. Isso mostra que não estou sozinho. Estamos no mundo do futebol, aqueles que perdem podem ganhar amanhã, é como no futebol. Sou presidente de todos, até mesmo daqueles que não votaram em mim."

NÃO SABER DAS PROPINAS: INCOMPETÊNCIA OU NEGLIGÊNCIA?
"Esse é um assunto nos quais não vamos nos aprofundar aqui. Faz parte da investigação, não tenho nada a declarar. Não posso responder pelo que outros dizem."

INVESTIGAÇÃO AMERICANA
"Se tem alguém realizando uma investigação, eles têm o direito de fazer. Se fizerem da maneira correta, como normalmente se faz de acordo com direitos internacionais, eu não tenho preocupações pessoais quanto a isso."

Joseph Blatter Congresso Fifa (Foto: Reuters)Joseph Blatter abre a entrevista coletiva após a reunião do Comitê Executivo na sede da Fifa (Foto: Reuters)

O SENHOR SE PREOCUPA EM SER PRESO?
"Preso? Por qual motivo?"

RESPONSABILIDADES PELO ESCÂNDALO
"O que é certo é que se trata de indivíduos, sim. Todo mundo tem responsabilidade pelo seu comportamento ético e moral. Eu, como presidente, não posso ser responsabilizado pelos outros. Os membros do Comitê Executivo não são eleitos por mim, mas sim pelas federações. O que queríamos fazer é que tenha um controle moral melhor. Que cada federação seja responsável pelo comportamento, pelos valores morais e éticos, dos seus membros."

O SENHOR TEM AJUDADO A CRIAR A CULTURA DE CORRUPÇÃO NA FIFA?

Preso? Por qual motivo?"
Blatter

"Definitivamente, não. Nós sempre tentamos, em meus mais de dez anos como presidente, eliminar esses elementos. Nosso Comitê de Ética ou de Auditoria sempre foi bastante ativo, e se olharmos para o passado, vamos ver quantas pessoas deixaram a Fifa e por que elas deixaram."

RELAÇÃO COM UEFA E POSSIBILIDADE DE BOICOTE À COPA DO MUNDO
"Acho, e vi essa manha na reunião no Comitê Executivo com o presidente da Uefa, que as decisões que tomamos em relação à Copa é que nós sempre temos que proteger a Copa do Mundo. É a renda número um e competição número um. Isso vai ajudar no relacionamento, mas é uma das questões apenas que levantamos hoje. Tivemos um orador europeu que nos incentivou a nos unir, pois é importante que a Uefa seja parte da Fifa. A gente precisa da Uefa e a Uefa precisa da gente."

VISA AMEAÇOU DEIXAR PATROCÍNIO POR CAUSA DA CRISE
"Estivemos em contatos com os patrocinadores, trocamos cartas, e  posso lhes dizer que já começamos a reconstruir a reputação da Fifa, em conjunto com nossos parceiros. Todos receberam já uma explicação da situação e está programada uma visita pessoal aos patrocinadores."

FIFA SEM MUDANÇA NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS

Polícia na sede da Fifa (Foto: Reuters)Segurança na sede da Fifa foi reforçada neste sábado (Foto: Reuters)

"O senhor questiona que nada mudou, mas a situação era totalmente diferente há quatro anos. Houve o início de uma reforma. Todos os membros da Fifa e todas as confederações aceitaram que o controle moral dos membros da Fifa deveria ser por um comitê independente, o que foi rejeitado pela Uefa e não pôde ser aprovado. Agora, os membros podem ser controlados só por suas federações. Eu disse que não era responsável pelas pessoas que estavam entrando, mas eu vendo que algo está acontecendo essas pessoas não vão prosseguir e vão responder pelos atos."

AUSÊNCIA DO VICE-PRESIDENTE DAVID GILL NA REUNIÃO DO COMITÊ EXECUTIVO
"O sistema de controle da Fifa deve chegar ao nível das confederações e associações nacionais. Só quando chegar em todas as esferas, poderemos realizar a limpeza. Há uma pirâmide, e mesmo lá na base é preciso considerar toda a estrutura. É preciso que as federações tenham seu comitê de ética, a Uefa não aceitou o controle por um comitê independente. Se você é parte da Fifa, deve estar ali para ajudar a organizar. A Uefa é a maior e mais rica, tem os melhores campeonatos e jogadores, mas quando se trata de clubes se você não tiver jogadores de outros continentes não vai ser tão bom. Eles precisam dar o exemplo e assumir responsabilidades. E responsabilidade não pode ser assumida quando você não comparece à primeira reunião. É preciso comparecer."

PROMESSA
"Posso prometer uma coisa: nós seremos mais comunicativos no futuro, daremos mais informações."

Por EFE/GE