POLÍTICA INTERNACIONAL

Ataque da Rússia pode acontecer nesta quarta, diz Ucrânia

Previsão é do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, divulgada nesta segunda-feira (14).

Em 14/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Valentyn Ogirenko/Reuters

O ataque russo ao país está programado para a próxima quarta (16) e, portanto, estabeleceu o “Dia da Unidade Ucraniana” para a mesma data.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou nesta segunda-feira (14) que foi informado de que o ataque russo ao país está programado para a próxima quarta (16) e, portanto, estabeleceu o “Dia da Unidade Ucraniana” para a mesma data.

"Disseram-nos que 16 de fevereiro será o dia do ataque. Faremos o Dia da Unidade. Já assinei o decreto pertinente. Neste dia, penduraremos bandeiras nacionais, colocaremos fitas azuis e amarelas e mostraremos nossa unidade para o mundo inteiro", disse, em uma mensagem por vídeo aos ucranianos.

Vale lembrar que nesse mesmo dia o presidente Vladimir Putin encontrará com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em Moscou. Segundo planejamento do Ministério das Relações Exteriores, o mandatário deve chegar ao território russo nesta terça-feira. Entre os compromissos marcados, está a recepção do chefe do Kremlin no aeroporto e um encontro formal horas depois.

Além disso, Bolsonaro terá encontros com políticos da Duma, o Parlamento baixo russo, e também com empresários locais. O principal ponto da pauta será debater o fornecimento de fertilizantes para a agricultura nacional.

Zelensky explicou ter sido informado pelos Estados Unidos de que 16 de fevereiro será o dia da invasão russa, mas acrescentou que "não é a primeira vez" que essa data é mencionada.

"O nosso país está mais forte do que nunca", disse ele, convidando toda a população a "acenar as bandeiras ucranianas e vestir as cores nacionais". "Faremos de 16 de fevereiro o dia da unidade", enfatizou.

O presidente ucraniano garantiu que o governo local também sabe "claramente onde o exército estrangeiro está perto de nossas fronteiras, seus números, suas localizações, seus equipamentos e seus planos".

Durante seu pronunciamento, o líder enfatizou que quer paz e quer resolver todas as questões exclusivamente por meio de negociações, além de elogiar o próprio exército, "mais forte do que há oito anos".

Ontem, o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse, em entrevista à CNN, que os Estados Unidos acreditam que a Rússia pode invadir a Ucrânia a qualquer momento, mas ainda espera que soluções diplomáticas sejam encontradas.

O governo da Rússia ainda não se pronunciou sobre a situação, mas tem alegado que não pretende invadir o país vizinho. De acordo com agências de inteligência do ocidente, cerca de 100 mil soldados russos estão mobilizados na fronteira com a Ucrânia. (ANSA). 

Leia também:

Tensão na Ucrânia pressiona cotação do petróleo e inflação
Bolsonaro vai à Rússia em meio ao risco de guerra na Ucrânia
Governo da Ucrânia exige reunião com Rússia em 48 horas
Tribunal alemão rejeita recursos contra obrigatoriedade de vacina
EUA alertam que Rússia pode invadir Ucrânia a qualquer hora
Joe Biden critica censura de orientação sexual em escolas
Programa facilitará entrada de cidadãos brasileiros nos EUA
Washington afirma que Rússia prepara invasão total da Ucrânia
Biden diz que EUA mataram líder do Estado Islâmico na Síria
Alemanha sob fogo por hesitação na crise Rússia-Ucrânia

TAGS:
ATAQUES | RÚSSIA | UCRÂNIA | TENSÃO | PRESIDENTE | PVOLODYMYR ZELENSKY