CIDADANIA

Atenção ao dirigir na chuva, jogar água em pedestre é infração

Dirigir durante as chuvas exige uma série de cuidados.

Em 07/08/2018 Referência JCC / SECOM PMS

Divulgação

Dirigir durante as chuvas exige uma série de cuidados. Um deles é prestar atenção ao passar pelas poças para não jogar água nas pessoas que estão na calçada. Além de ser uma falta de gentileza, a prática configura infração de trânsito, de acordo com o artigo 171 do Código de Trânsito Brasileiro.

Para evitar o incidente e o risco de cometer infração média, sujeita ao pagamento de multa no valor de R$ 130,16 e perda de quatro pontos na carteira, o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) recomenda que os condutores adotem as normas da direção defensiva e aumentem esses cuidados durante as chuvas.

As medidas para evitar jogar água nos pedestres são as mesmas adotadas ao longo da via nos momentos das chuvas. Condutas como evitar o excesso de velocidade, manter distância do veículo da frente e reduzir o veículo ao se aproximar de uma poça são suficientes para impedir que a água empoçada atinja os pedestres, além de prevenir acidentes provocados por derrapagens na pista molhada ou danos no veículo causados por buracos escondidos sob a água.