NUTRIÇÃO

Atenção aos exageros com os doces nas festas de fim de ano

Alguns cuidados precisam ser tomados para preservar a saúde bucal.

Em 15/12/2018 Referência JCC, Catarina Riva

Divulgação

Com o natal e fim de ano chegando já começam os preparativos para reunir a família e comemorar. Com muita festa, o que não pode faltar são as comidas. Tem os pratos temáticos,  como o famoso peru natalino e as sobremesas, como rabanada, chocolate, torta de limão e por aí vai! Aliás, tem muita gente aguardando essas datas para aproveitar para comer muito.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

Alguns cuidados, no entanto, devem ser tomados para que a saúde não seja prejudicada, sobretudo a saúde bucal. De acordo com a dentista Catarina Riva, o excesso de doces pode ser prejudicial à gengiva e aos dentes, especialmente quando não há a devida higienização. Segundo Catarina, esse descuido pode até provocar o aparecimento de cáries.

“Existem diversas bactérias na boca que, ao se misturarem com açucares  e restos de alimentos, formam a placa bacteriana. Quando essa placa não é removida pela escovação e uso do fio dental, ela acaba produzindo ácidos que irão corroer as primeiras camadas do dente, o que repetido muitas vezes, irá ocasionar em cáries”, revela a especialista.

Catarina Riva ainda comenta que o perigo está naqueles alimentos que grudam mais facilmente nos dentes, como, por exemplo, bolo e balas de goma. “A quantidade de açúcar não é necessariamente o vilão, mas sim os alimentos que ficam presos entre os dentes e o tempo de intervalo entre uma escovação e outra, porque quanto mais se demora para retirar esses alimentos da boca, mais propenso de ter cáries”, ressalta.

NATAL: Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, cresce as expectativas do comércio eletrônico: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

Mas, para ter uma ceia sem neura, a dentista aconselha consumir alimentos açucarados junto com as refeições, porque a produção de saliva aumenta e ajuda a neutralizar a produção de ácidos e retirar as partículas de alimentos na boca. Além disso, é importante limitar os lanches entre as refeições, para que não tenha o risco de ficar algum resquício de comida nos dentes. Beber muita água ajuda a prevenir a cárie, em especial a que possui flúor e, é claro, escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia.