ECONOMIA NACIONAL

Atividade econômica cresce 2,41% no primeiro trimestre

A atividade econômica brasileira apresentou crescimento no primeiro trimestre deste ano

Em 19/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em comparação ao trimestre de janeiro a março de 2022, alta foi de 3,87% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais). 

A atividade econômica brasileira apresentou crescimento no primeiro trimestre deste ano, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (19) pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve alta de 2,41% de janeiro a março em relação ao trimestre anterior (outubro a dezembro de 2022), de acordo com dados dessazonalizados (ajustados para o período). 

Em comparação ao trimestre de janeiro a março de 2022, alta foi de 3,87% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais). 

Em março de 2023, o IBC-Br teve queda de 0,15%, atingindo 147,09 pontos. Na comparação com o mesmo mês de 2022, houve crescimento de 5,46% (também sem ajuste para o período). Desde agosto do ano passado, o IBC-Br vinha caindo, com interrupção da retração em dezembro, quando houve alta, seguida de estabilidade em janeiro, alta em fevereiro e, agora, nova queda.

No acumulado em 12 meses, o indicador ficou positivo em 3,31%. 

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica do país e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 13,75% ao ano, o maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade de setores da economia – indústria, comércio e serviços e agropecuária –, além do volume de impostos. 

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas ajudam a redução da inflação, mas também podem dificultar a expansão da economia. Ainda assim, o resultado do IBC-Br do trimestre aponta uma recuperação da atividade. 

O indicador oficial da economia brasileira, entretanto, é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com resultado trimestral, o valor do primeiro trimestre de 2023 será divulgado em 1º de junho. O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país. 

Em 2022, o PIB do Brasil cresceu 2,9%, totalizando R$ 9,9 trilhões. (Por Andreia Verdélio/Agência Brasil)

Leia também:

Número de trabalhadores com mais de 50 anos dobra no país
Governo anuncia mutirão para fiscalizar postos de gasolina
ES tem maior valor médio da Região Sudeste no Bolsa Família
Desemprego é maior entre mulheres e negros, diz IBGE
Postos serão fiscalizados para garantir queda nos preços
Indústria tem queda na produção e no emprego em abril
Governo estuda cashback de imposto sobre alimentos
Banco do Brasil tem lucro de R$ 8,5 bilhões no 1º trimestre
Petrobras anuncia redução do valor do diesel e da gasolina
Serviços crescem 0,9% de fevereiro para março, revela IBGE
Previsão da inflação subiu para 6,03% este ano, diz Boletim Focus

TAGS:
ATIVIDADE ECONÔMICA | CRESCIMENTO | BANCO CENTRAL | COPOM | PIB