EDUCAÇÃO

Atividades e oficinas virtuais para estudantes de Vitória

A ferramenta permitirá aos estudantes modelar peças utilitárias em três dimensões.

Em 12/04/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação Seme/PMV

TinkerCAD, programa de modelagem 3D online e gratuito, será usado por alunos durante oficina de Modelagem 3D.

Os Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) de Vitória são referência em oferecer atividades que aliam diversão e conhecimento aos estudantes e crianças da rede de ensino da capital. Com a continuidade do ensino remoto emergencial devido à suspensão das atividades presenciais nas unidades de ensino, não será diferente.

As unidades do CCEC prepararam uma programação especial, totalmente virtual, que está sendo realizada ao longo do mês de abril, mediante agendamento dos professores de cada unidade de ensino.
Tem oficina sobre relógio do sol, sessão virtual do planetário e, até mesmo, modelagem em 3D para os estudantes matriculados no segundo ciclo do Ensino Fundamental. Eles criarão uma peça com o apoio da ferramenta TinkerCAD e as criações serão impressas em uma impressora 3D.

Modelagem 3D

A Escola de Inovação realizará, nesta quinta-feira (15), uma oficina de Modelagem 3D, com acesso pelo Google Meet. Para realizar as atividades, os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental vão usar a ferramenta TinkerCAD, que é um programa de modelagem 3D online e gratuita.

A ferramenta permitirá aos estudantes modelar peças utilitárias e brinquedos em três dimensões para levar numa impressora 3D, materializando as ideias desenvolvidas durante a oficina.

O contato do CCEC para agendamento da atividade é o ccec_ei@edu.vitoria.es.gov.br.

Ecossistemas de Vitória⁣⁣⁣

A Escola da Ciência Biologia e História (ECBH) realizará encontros virtuais, a partir do dia 19 deste mês, nos quais será apresentado parte do acervo da escola-museu aos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, através de fotos e vídeos, com muita informação e curiosidades. O tema é “Reconhecendo os Ecossistemas de Vitória”.

Já para as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o tema será “Cozinha Capixaba”. Os professores que desejarem levar as atividades a suas turmas podem entrar em contato pelo ccec_ecbh@edu.vitoria.es.gov.br.

Sessões do Planetário

O Planetário de Vitória é sempre uma opção especial de diversão com a observação do céu e o aprendizado sobre o universo. O CCEC está oferecendo as tradicionais sessões de planetário, que sempre são um sucesso com a criançada, às segundas e terças-feiras, no turno matutino, e às quartas e quintas-feiras, no turno vespertino. Cada sessão dura aproximadamente uma hora. O e-mail para agendamento é o ccec_pla@edu.vitoria.es.gov.br.

Pássaro equilibrista

A Escola da Ciência-Física tem a proposta de trabalhar de forma prática, lúdica e divertida o conteúdo de física. A oficina “Pássaro Equilibrista” tem tudo a ver com a proposta, e será realizada mediante agendamento de professores e unidades de ensino, pelo endereço de e-mail ccec_ecf@edu.vitoria.es.gov.br. O encontro virtual será pelo Google Meet. ⁣⁣⁣

O conceito principal da atividade é o "centro de massa", sendo trabalhado por meio de um origami. Com um pedaço de papel e uma sequência de dobraduras, os estudantes aprenderão que é possível criar um pássaro que fica equilibrado em qualquer superfície só em contato com o bico. ⁣⁣⁣

Relógio de sol

Com um trabalho conjunto entre a Praça da Ciência e o Centro de Línguas de Vitória, a oficina “Que relógio esquisito, seu Fabrício!” é voltada para a criançada da Educação Infantil. Nela, os pequenos aprenderão as curiosidades sobre o relógio de sol, de forma lúdica e divertida. A oficina será realizada às terças e quartas-feiras, às 10 horas e às 14 horas.⁣⁣⁣

⁣⁣⁣Para os estudantes do fundamental, o tema é o mesmo, porém com foco na matemática envolvida no relógio de sol equatorial. Para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a abordagem será sobre as curiosidades da física na indústria e no trabalho. As atividades para estes grupos serão disponibilizadas de acordo com o horário de aula do professor. O agendamento deve ser feito através do e-mail: ccec_pc@edu.vitoria.es.gov.br. (Com informações de PMV)

TAGS:
EMPREGO   |   PIB   |   ECONOMIA   |  PEQUENOS   |   PRODUÇÃO   |   INDUSTRIA   |   PRÉ-SAL   |   SELIC