DR-ANIMAL

Atividades esportivas para cães ganham espaço no Brasil

Modalidade com maior número de adeptos, é o agility.

Em 15/08/2018 Referência JCC / Karina Bettone

Divulgação

Atualmente a maioria dos cães mora em apartamentos e leva uma vida sedentária. Mas, assim como pessoas, os pets também precisam praticar atividades físicas para evitar problemas de saúde e ter uma melhor qualidade de vida. Uma modalidade esportiva que está em alta no Brasil e no mundo todo é o agility, que é praticado pelo animal e seu tutor. Um dos locais mais visitados e recomendados para a prática desse esporte é o Clube de Cãompo, localizada no município de Itu (SP), a cerca de 100 quilômetros da capital paulista.

Inspirado no hipismo, o agility requer muita habilidade e agilidade dos cães que, sob o comando do seus donos percorrem um circuito cheio de obstáculos como gangorras, muros, túneis e pneus, entre outros. O objetivo é completar o circuito sem infrações e no menor tempo possível. "O agility estimula a inteligência, obediência, socialização e o condicionamento físico dos cães, aprimorando a educação dele e o bom relacionamento entre o dono e o animal", afirma o médico veterinário e fundador do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro Júnior.

Mas, não é só o cão que se exercita e se diverte. O dono também pode queimar calorias e driblar o estresse. Macellaro Júnior destaca outro ponto extremamente positivo: a melhoria do relacionamento entre o bichinho de estimação e o dono. "Ao praticar o agility, o animal aprende obediência ao dono e isso garante maior disciplina no dia a dia", diz.

O Clube de Cãompo conta com profissionais especializados em treinar cães de diferentes tamanhos e níveis de experiência no esporte. O hotel fazenda para cães oferece aulas para os donos interessados em iniciar uma atividade física com o cão, envolvendo ensinamentos de adestramento comportamental e aulas de agility. Além disso, o local é uma ótima dica para quem quer fugir da poluição e do congestionamento das grandes cidades. São cerca de 60 mil metros quadrados de muito verde e ar puro para relaxar e se energizar.