ESPORTE CAPIXABA

Atleta do ES pesca maior dourado do país e faz moqueca para 40 pessoas

Peixe pesava 29,7 kg e foi pescado em Santa Cruz, Norte do estado.

Em 23/10/2014 Referência JCC

Um peixe da espécie 'dourado mar' pesando 29,7 kg foi pescado em Santa Cruz, em Aracruz, litoral Norte do Espírito Santo, e bateu o recorde brasileiro, no dia 7 de outubro de 2014. A pesca foi reconhecida pela Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CBPDS). O atleta Michael Rocha disse que pescou o dourado com um tipo de arpão, sem usar equipamento de respiração, fazendo o chamado mergulho de apneia. O peixe rendeu uma moqueca capixaba para mais de 40 pessoas.

Michael Rocha é analista portuário e apaixonado por pescas aquáticas. Por telefone, nesta quarta-feira (22), ele disse ao G1 que pratica a pesca por hobby e, sempre que tem oportunidade, vai ao mar. “Neste dia, estava com um grupo no barco do Iate Clube e mergulhei. Quando subi com o peixe foi aquela festa. Registramos o momento, mas não pensamos que aquele seria o maior dourado do Brasil. Colocamos o peixe na caixa de gelo para dividi-lo no dia seguinte. Foi aí que medimos o 'bicho' e constatamos que ele era o mais pesado já pescado no Brasil”, relembrou.

Segundo Michael, o recorde era do Paraná em 2007, com um 'dourado mar' de 28.6 kg. E por pouco não ultrapassa a marca mundial, que é de 31.8 kg. Para comprovar o recorde, o atleta precisa fotografar a pesagem do peixe. A pesca foi homologada no dia 12 de outubro na (CBPDS).

O analista portuário contou que, para o tipo de pesca que faz, não é permitido o uso de qualquer aparelho para auxiliar a respiração. “Faço o mergulho de apneia, sem aparelhagem. Para pegar esse dourado, passei uns dois minutos dentro do mar”, contou.

Após o registro de fotos, medições e pesagens, o dourado foi direto para panelas de barro e se transformou em uma moqueca capixaba. “Fomos para um sítio e mais de 40 pessoas comeram bem. Ainda sobrou”, brincou Michael

Fonte: G1-Espírito Santo