SAÚDE

Ato simbólico marca início da vacina do pessoal da Educação

Simbólico: Casagrande recebeu representantes das redes municipal, estadual, federal e privada.

Em 15/04/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho-Secom/ES

A antecipação deste grupo para a imunização acontecerá com a utilização de doses da reserva técnica encaminhadas pelo Ministério da Saúde.

O Governo do Espírito Santo deu início, na manhã desta quinta-feira (15), à vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19) do grupo dos trabalhadores da educação. O governador Renato Casagrande recebeu representantes das categorias de ensino público das redes municipal, estadual e federal e também da rede privada em ato simbólico realizado no Palácio Anchieta, em Vitória. A campanha de vacinação deve começar a partir da próxima semana nos municípios.

“Vamos iniciar a vacinação dos profissionais da educação com aproximadamente cinco mil doses. Hoje é um dia muito especial, pois mesmo com poucas vacinas - muito aquém da quantidade necessária que deveríamos ter -, estamos iniciando a vacinação dessa categoria tão importante, aqui simbolizada pelos professores. Várias outras categorias também são importantes e por isso necessitamos seguir cobrando a chegada de mais vacinas. O Espírito Santo tem se destacado na aplicação das doses. Estamos entre os que mais vacinam e distribuímos as doses aos municípios tão logo elas chegam”, pontuou o governador.

A antecipação deste grupo para a imunização acontecerá com a utilização de doses da reserva técnica encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Devido ao quantitativo, será feito escalonamento quanto à idade e à categoria de trabalhadores e classe, seguindo diretrizes definidos pelos municípios e Estado por meio da Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nº 046/2021.

A expectativa é de que sejam vacinados, segundo estimativa populacional do Ministério da Saúde, 66.145 mil trabalhadores da educação do Ensino Básico ao Ensino Superior. Para o início da imunização, serão vacinados professores e auxiliares que atuam em sala de aula das creches com crianças de 0 a 3 anos de idade, pré-escola, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio e Técnico com o ordenamento por faixa etária, iniciando pelos profissionais de 50 a 59 anos.

Como se dará a vacinação dos trabalhadores da educação

Seguindo a Resolução CIB nº 046/2021, a antecipação da vacinação dos professores ocorrerá seguindo escalonamento por faixa etária e categoria de trabalhadores e classe, levando-se em consideração da maior idade até a menor idade.

Será iniciado por professores e auxiliares que atuam em sala de aula das creches com crianças de 0 a 3 anos de idade, pré-escola, ensino fundamental I e II e ensino médio e técnico com o seguinte ordenamento por faixa etária: 50 a 59 anos; 40 a 49 anos; 30 a 39 anos; 18 a 29 anos; posterior os demais trabalhadores da educação dos níveis educacionais também seguindo ordenamento por faixa etária.

Além disso, seguindo a Resolução CIB “fica autorizada a vacinação do grupo subsequente sempre que a meta da vacinação for atingida no grupo alvo em 90%, com as doses devidamente registradas pelo município no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações”.

A vacinação descendente dos trabalhadores da educação pública e privada acontecerá também de acordo a disponibilidade semanal de vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, ficando destinada 70% da reserva técnica das doses recebidas.

A Sedu, por meio do Comitê, fará uma listagem nominal dos professores contemplados neste primeiro momento da vacinação. E irá atualizar a lista semanalmente. A Sesa repassará a listagem para os municípios, que serão responsáveis pela execução da ação.

Comitê Interinstitucional para vacinação dos trabalhadores da educação

A Sedu instituiu o Comitê Interinstitucional para vacinação dos trabalhadores da educação, por meio da Portaria nº 090-R, de 14 de abril de 2021, que vai contar com representantes das seguintes instituições:

I - Secretaria de Estado da Educação - SEDU;
II - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES;
III - Instituto Federal de Educação do Espírito Santo - IFES;
IV - União Nacional dos Secretários Municipais de Educação - UNDIME/ES;
V - Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo - SINEPE;
VI - Secretaria de Estado de Controle e Transparência - SECONT.

O Comitê será composto por um membro titular e um suplente e as instituições deverão indicar o titular e o suplente para comporem o Comitê, encaminhando os referidos nomes para o endereço eletrônico: escolasegura@sedu.es.gov.br.

Os nomes indicados pelas instituições serão publicados em portaria específica da Sedu. A coordenação será feita pelo representante da Secretaria da Educação. Compete aos membros do Comitê fornecer o compilado das listas nominais dos trabalhadores da educação encaminhadas pelas instituições, constantes dos incisos de I ao V, que compõem este comitê, considerando a ordem de prioridade e os critérios estabelecidos pela Secretaria da Saúde (Sesa).

O presente Comitê funcionará em caráter emergencial enquanto perdurar o processo de vacinação dos trabalhadores da educação. O Comitê reunir-se-á sempre que convocado pelo coordenador. Os participantes do comitê não farão jus a jetom ou qualquer tipo de remuneração. (Com informações da Ascom/Governo do ES)

TAGS:
AUXÍLIO   |   EMERGENCIAL   |   ECONOMIA   |  POLÍTICA   |   SAÚDE   |   EMPREGOS   | CIDADE   |   PANDEMIA   |   COVID-19