CULTURA

Atrações diversas marcam Festa de São Benedito 2020 virtual

Banda de Congo, Live e carreata são alguns dos destaques das comemorações, em Serra Sede.

Em 23/12/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Edson Reis

O ponto alto da Festa de São Benedito é comemorado em 26 de dezembro, quando também se comemora o Dia do Serrano.

Natal combina com a tradicional Festa de São Benedito, portanto, prepara um espaço na sala para cantar, dançar e louvar ao santo negro. Para evitar o risco de contaminação, devido à pandemia de Coronavírus (Covid-19), este ano o formato da Festa em homenagem a São Benedito foi substituído pelo formato virtual e semipresencial.

Dando prosseguimento ao Ciclo Folclórico 2020 nesta sexta-feira (25), às 18 horas será realizada a carreata de São Benedito pelas ruas da Serra Sede. Ainda na sexta-feira (25/12), às 20 horas, haverá exibição dos documentários: “Alma de Congo de Glecy Coutinho e O Congueiro do Santo Preto de Fabio Carvalho”, além de videoclipe das bandas de Congo de Serra.

Já no sábado (26/12), às 16 horas, terá exibição de documentário sobre a Puxada e Fincada do mastro e a Live com a Banda de Congo de Serra e a Banda de Música Estrela dos Artistas.

Emoções e surpresas

O conteúdo digital promete muitas emoções e surpresas, ao som de muito congo, alegria com seus diversos ritmos e cores. As transmissões acontecerão no canal da ABC/Serra no Youtube (youtube.com/ABCSerra).

As atividades têm o objetivo de retratar a importância da cultura congueira tão amada e tão esperada pelo povo. Este ano a Festa de São Benedito da Serra vai comemorar 175 anos de fé, devoção e tradição.

 “Uma festa que traz em sua essência a alegria das pessoas, a dança, o canto, a união do povo e o povo na rua. Não tivemos outra escolha a não ser modificar o formato pensando no bem-estar de toda a população, dos festeiros e das bandas de congo e de música”, explica o presidente da ABC Serra, Lucas Barbosa.

De acordo com a ABC/Serra, devido à pandemia do Coronavírus, neste período todas as Festas que fazem parte do Ciclo Folclórico da Serra Serra serão realizadas no formato semipresencial e virtual, como Santiago, Pitanga, Serra Sede, Nova Almeida, Manguinhos e Jacaraípe.

Tradição

A tradicional Festa de São Benedito é uma das maiores festas no Estado em homenagem ao Santo Negro que este ano completa 175 anos de fé e tradição. A realização é da Associação de Bandas de Congo de Serra (ABC-Serra), Prefeitura Municipal de Serra e Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo – Governo Federal e tem como patrocinador o Banestes e o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

O ponto alto da Festa de São Benedito é comemorado em 26 de dezembro, quando também se comemora o Dia do Serrano.

História

A origem da Festa de São Benedito, contada pelos mais antigos, se dá a partir de um naufrágio de um navio negreiro chamado Palermo na costa capixaba. A lenda seria de que os náufragos pediram proteção a São Benedito e se agarraram ao mastro da embarcação, que acabou trazendo-os à terra firme. Os tripulantes, em gratidão, fizeram a promessa de todo ano, homenagear o santo, pela graça obtida. Daí nasceu o hábito da fincada do mastro durante a festa do congo. 

No dia 26, haverá a exibição de Documentário sobre a Puxada e Fincada do Mastro e Live com a Banda de Congo de Serra. Foto: Edson Reis.

Programação

Festa de São Benedito 2020 – Edição Semipresencial e Virtual

25/12 - Sexta

18h - Carreata de São Benedito pelas ruas da Serra Sede

20h - Festival Mestre Antônio Rosa com exibição dos Documentários - Alma de Congo (Glecy Coutinho) e O Congueiro do Santo Preto (Fábio Carvalho) - e Videoclipe com as Bandas de Congo da Serra

26/12 - Sábado

16h - Exibição de Documentário sobre a Puxada e Fincada do Mastro e Live com a Banda de Congo de Serra e a Banda Estrela dos Artistas. 

Saiba mais

Exposição Fotográfica Virtual no site: www.abcserra.org.br

Inscreva-se no canal e ative o sininho: www.youtube.com/abcserra   (Por Roberta Pelissari - Com/ABC-Serra)