EDUCAÇÃO

Aula inovadora com tablets encanta estudantes em Vitória

Tablets recebidos pelos estudantes da rede pública ampliam as possibilidades pedagógicas

Em 10/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Os estudantes ficaram encantados com a imersão no conteúdo e se envolveram mais na aula, por meio da realidade aumentada do aplicativo.

Realidade aumentada, gamificação, aulas dinâmicas e atrativas. Os tablets recebidos pelos estudantes da rede pública de Vitória ampliam as possibilidades pedagógicas e têm trazido protagonismo e inovação para as salas de aula. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otto Ewald Junior, que fica em Itararé, 60 estudantes das turmas do 9º e 8º ano utilizaram os aparelhos para conhecer os sólidos geométricos em realidade aumentada.

A atividade foi possível por meio de uma parceria com o acadêmico de matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Lucas Amorim, que desenvolveu um aplicativo de realidade aumentada como trabalho de conclusão de curso e procurou a escola para aplicar o projeto. Pedagoga da unidade de ensino, Fernanda Grativol acolheu a ideia e apoiou os estudantes na aula diferenciada.

A pedagoga explicou que o conteúdo já é previsto no currículo do Ensino Fundamental, porém as turmas não atingiram os níveis ideais de aprendizagem utilizando o livro didático. Foi então que a possibilidade de introduzir a tecnologia veio fortalecer a aprendizagem.

"Após algumas intervenções pedagógicas realizadas mediante ao índice de infrequência e desinteresse nas aulas de Matemática, percebemos que trazer o uso de tecnologia, em uma linguagem simples e atualizada é importante para que o estudante se sinta pertencente desse movimento e compreenda melhor", explicou a pedagoga.

A iniciativa foi um sucesso com as turmas. Os estudantes ficaram encantados com a imersão no conteúdo e se envolveram mais na aula, por meio da realidade aumentada do aplicativo. O estudante João Vitor Santos, do 9º ano, ficou empolgado com as possibilidades oferecidas pelos aparelhos.

"Com o uso do tablete e do aplicativo 'RA', dá pra criar projetos de casas, cenários de gamificação e muito mais! Vejo que posso começar a me preparar para o futuro dentro da escola," contou o estudante.

Para o estudante Marlon Sezini, também do 9º ano, o uso do tablet descomplicou o conteúdo sobre os sólidos geométricos, trazendo uma nova forma de entender o que é passado pelos professores.

"A aula com o recurso do tablet melhorou o conhecimento de novas figuras por meio do aplicativo de realidade aumentada, que o professor Lucas trouxe para nós. Quando estudamos eles pelos livros e atividades impressas, não tínhamos a dimensão. Agora ficou mais fácil entender".

Ampliando as possibilidades

A pedagoga afirma ainda que a atividade foi importante para os estudantes ficarem mais habituados ao uso dos tablets no cotidiano escolar, além de descobrir conteúdos sobre a criação de aplicativos e gamificação, trazendo qualificação para as turmas e ainda mostrando os caminhos para um possível mercado de trabalho.

"O uso de metodologias ativas despertam o interesse dos estudantes, desenvolvendo o protagonismo estudantil e ainda estimulando a autonomia, a reflexão, a criticidade e a capacidade de solucionar impasses, aproximando o conhecimento teórico e técnico da realidade. Por isso, buscamos sempre parcerias que impulsionam o interesse pelo conhecimento, conseguindo ainda uma significativa redução da indisciplina e ampliando a participação de todos!". (Secom/PMV)

Leia também:

Qualificar ES abre 11.040 vagas para cursos presenciais
Servidores recebem progressão na carreira do Magistério
Segunda edição do Fies 2022 abre inscrições nesta terça (9)
Projeto mobiliza estudantes para melhorar comportamento
PMV: Tablets facilitam estudos de conteúdos em escola
Ticket alimentação por matrícula e aumento para diretores
Terminam hoje inscrições do Prouni para segundo semestre
Semana do Estudante terá ações de saúde e programações
MEC prorroga inscrição para o Prouni até sexta-feira (05)
MEC não deve mais divulgar nota de corte parcial do Prouni

TAGS:
VITÓRIA | ESTUDANTES | TABLETS | POSSIBILIDADES | AULA