EDUCAÇÃO

Aulas de campo estimulam aprendizado.

Ao levar o tema abordado para fora da sala de aula, o professor desperta o interesse do aluno.

Em 13/07/2015 Referência JCC

As aulas de campo são excelentes recursos para estimular o aprendizado. Ao levar o tema abordado para fora da sala de aula, o professor desperta o interesse do aluno em visualizar o significado do que foi estudado. Com esse intuito, as escolas Jerônimo Monteiro, José Corrente, Pedro de Alcântara Galveas e Itagiba Escobar levaram seus alunos para atividades extraclasse
 
Na Escola Jerônimo Monteiro, localizada no município de mesmo nome, com o objetivo de ampliar o capital cultural, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), acompanhados do pedagogo Geovane dos Santos Damasceno e a professora Larissa Viana Bruneli, viajaram até o município de Petrópolis, no Rio de Janeiro. A viagem fez parte do projeto “O museu como memória e fonte histórica”, que busca a observação do patrimônio histórico e cultural como forma de compreender o presente e o futuro
 
Em Petrópolis, os alunos conheceram o Palácio Quitandinha, construído na época da Segunda Guerra Mundial com a proposta der ser o maior hotel cassino da América Latina. Em sua época de ouro, o hotel chegou a hospedar muitos famosos, entre eles políticos e atores como Orson Welles, Lana Turner e Henry Fonda. Também conheceram a Catedral de São Pedro de Alcântara, que abriga os restos mortais da Família Real. 
 
Finalizando as visitas, os alunos estiveram no Palácio de Cristal e no Palácio Imperial, onde assistiram ao espetáculo Som e Luz, que conta a história da Família de D. Pedro II em sua estadia no Brasil até a sua saída do território brasileiro em 1889. 
 
Para o pedagogo Geovane dos Santos, a viagem cumpriu seu objetivo. “Foi uma visita muito proveitosa. Os alunos tomaram consciência dos espaços históricos de grande importância. A forma como eles se comportaram ao longo de toda a visita, oportunizou a compreensão mais clara, num clima de agradável convívio entre alunos e professores”, finalizou Geovane.  
 
Plantação de Morangos
 
Outra aula de campo surpreendente foi a visita dos alunos do curso técnico em Agronegócio, da Escola José Corrente, em Alegre, a uma fazenda especializada no plantio de morangos, localizada no distrito de São Pedro de Rates, em Guaçuí. 
 
Organizada pelo coordenador do curso, Paulo Roberto Romito e com a colaboração dos professores Carlos Magno Ramos de Oliveira e Márcio José dos Santos a visita foi um sucesso. 
 
“Durante a visita técnica os alunos conheceram na prática o sistema de produção do morango sem agrotóxico. Os estudantes demonstraram interesse, sendo bastante participativos, aproveitando o momento para tirarem dúvidas e melhorar o aprendizado”, destacou o coordenador. 
 
Geografia
 
Outra proposta de colocar em prática os temas abordados em sala de aula foi do professor de Geografia, Marcelo Souza, da Escola Pedro de Alcântara Galveas, localizada em Dores do Rio Preto. 
 
Ele levou os alunos do 7° ano do ensino fundamental para uma aula dinâmica e divertida pela área urbana do município, onde os estudantes puderam aprender um pouco mais sobre como se forma a erosão pluvial e fluvial e os níveis de proporção de ravinas e voçorocas, que são formações de grandes buracos de erosão causados pela chuva e intempéries.
 
“Os alunos conseguiram assimilar os conteúdos e ao mesmo tempo se divertiram, saindo da rotina de sala de aula, o que torna uma Geografia Analítica mais fácil de aprender”, explicou Marcelo. 
 
“Viagem interdisciplinar fim do lixão”
 
Os alunos do 7° ano do ensino fundamental da Escola Itagiba Escobar, em Cariacica, também participaram de uma aula de campo voltada para conscientizar os familiares e a comunidade e como dar fim ao lixão irregular localizado atrás da escola. 
 
Orientados pelo professor de Língua Portuguesa, Wanderson Martins, os alunos produziram cartazes e faixas com frases de efeitos. Percorrendo as ruas próximas à escola, eles distribuíram panfletos e conversaram diretamente com os moradores. 
 
A ação faz parte do projeto “Viagem interdisciplinar fim do lixão”, que culminou em uma parceria com a Vale. De trem, os alunos foram até o município de Aimorés, Minas Gerais, onde visitaram o museu histórico, a usina hidrelétrica e a represa da cidade, levando a faixa do projeto junto com eles.  
 
“Nossos alunos aproveitaram ao máximo a viagem. Treinaram a escrita e já estão se mobilizando para novas iniciativas que envolvam as boas práticas educativas, colocando em prática o que é aprendido em sala de aula”, contou Wanderson.
 
Fonte: Secom/ES