EDUCAÇÃO

Aulas na rede de ensino de Vitória começam na segunda (22)

Na primeira semana, professores estarão presencialmente nas escolas e os alunos, em casa.

Em 19/02/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Atividades serão oferecidas aos alunos por meio da plataforma AprendeVix na primeira semana de aulas.

A espera chegou ao fim! O ano letivo para os estudantes da rede municipal de ensino de Vitória começa nesta segunda-feira (22). Na primeira semana, os professores estarão presencialmente nas escolas e os alunos, em casa.

"Teremos uma primeira semana com atividades de acolhimento. As escolas estão planejando como vão receber os estudantes e as crianças neste primeiro momento, que será dedicado às orientações sobre como acessar a sala de aula virtual no portal AprendeVix (https://aprendevix.edu.vitoria.es.gov.br/), como acessar as atividades impressas, o retorno presencial e os protocolos de biossegurança", explicou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Ela destacou que, nesta primeira semana, o acesso ao AprendeVix será feito de acordo com o tempo disponível de cada família.

"O horário para acesso à plataforma será estabelecido em conformidade com as possibilidades de cada família. Nós não teremos aulas remotas sendo transmitidas das salas de aula. O nosso modelo de ensino remoto é por meio das atividades educacionais complementares de apoio à aprendizagem", destacou Juliana.

Organização

A primeira semana do calendário letivo é, também, o prazo final para que as famílias respondam ao termo de manifestação de interesse, dizendo, no caso dos estudantes do Ensino Fundamental e dos grupos 5 e 6 da Educação Infantil, se os alunos retornarão presencialmente às aulas.

O termo estará disponível na página do boletim dos alunos para ser preenchido.

Para os alunos do Fundamental, em caso de necessidade, haverá revezamento semanal, com um grupo em casa e outro na escola. Já as crianças da Educação Infantil não terão revezamento.

A organização dos grupos para o revezamento, com as turmas divididas nas cores azul e laranja, será feita ao longo da semana.

Para os estudantes que já estavam matriculados na rede desde o ano passado, o login e a senha de acesso permanecem os mesmos. O que mudou foi a sala de aula virtual, organizada pela escola, conforme a série dos alunos.

Entrar na sala virtual

1. Acesse o portal AprendeVix em aprendevix.edu.vitoria.es.gov.br
2. Clique em "Acesso Crianças/Estudantes".
3. Escolha "Educação Infantil" ou "Ensino Fundamental".
4. Clique em "Sala de Aula".
5. Faça o login com seu email educacional (...@aluno.edu.vitoria.es.gov.br) e senha.
6. Pronto! Você terá acesso a todas as atividades!

Login direto pelo Gmail

1. Acesse www.gmail.com e faça o login com a conta educacional do estudante (...@aluno.edu.vitoria.es.gov.br).
2. A seguir, busque pelo aplicativo Google Sala de Aula.
3. Entre na sala virtual e o acesso às atividades postadas pelos professores estará liberado.

Caso o estudante ou a família tenha dificuldade de acesso, basta procurar a escola para receber as devidas orientações. Os alunos que ingressaram este ano na rede receberam o e-mail de acesso e a senha para o AprendeVix junto a matrícula.

Calendário

O retorno das atividades presenciais está condicionado ao Mapa de Risco divulgado pelo Governo do Estado, que permite aulas presenciais em cidades consideradas em risco baixo ou moderado.

Calendário 

• 22 de fevereiro: retorno das aulas para todos os alunos da rede, Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em modelo híbrido, com professores nas escolas e alunos em casa.
• 1º de março: retorno presencial das turmas do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e das turmas da EJA.
• 15 de março: retorno presencial das turmas do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano).
• 29 de março: retorno presencial das turmas da Educação Infantil, grupos 5 e 6.  (Com informações da Secom/PMV)