Aulas presenciais são retomadas em 48 escolas de Vitória

O prefeito Lorenzo Pazolini recebeu as turmas do EMEF Alvimar Silva, em Santo Antônio.

Em 01/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

Diretora Flávia Soares de Souza, secretário Aridelmo Teixeira, prefeito Lorenzo Pazolini e secretária Juliana Rohsner acompanharam a volta às aulas.

A entrada nas escolas da capital está diferente. Há um controle no fluxo de estudantes, não podendo entrar todo mundo de uma vez. Primeira parada: aferição de temperatura. Segunda parada: álcool em gel para higienizar as mãos. Depois, o caminho até a sala de aula também é orientado pela equipe para não haver aglomeração. Nesta segunda-feira (1º), 48 unidades de Ensino Fundamental da rede municipal de Vitória receberam de volta seus estudantes.

"É emocionante ver, de novo, tantos rostos na escola. Nós não nos esquecemos de que estamos em meio a uma pandemia, mas precisamos reabrir as escolas, precisamos retomar esse vínculo dos estudantes com a sala de aula, sempre com muita responsabilidade. Há quase um ano eles ficaram afastados. Este é um momento muito importante para nós e para a cidade, vamos juntos escrever uma nova história", destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

O retorno presencial, neste primeiro momento, é para os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As turmas foram divididas em grupos, para o revezamento semanal. Isso porque é preciso manter o distanciamento entre os estudantes na sala de aula e evitar aglomerações na hora do recreio, por exemplo.

Futuro

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, recebeu as turmas de 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alvimar Silva, localizada em Santo Antônio. Na quadra, com os estudantes sentados e cumprindo o distanciamento, o prefeito ressaltou a importância da educação.

"O momento da retomada do ensino em Vitória é muito importante. É o momento de olhar nos olhos de vocês e dizer 'contem conosco para uma volta segura, gradual, com responsabilidade'. O compromisso que não abrimos mão é uma educação que seja instrumento de transformação da vida de vocês. Este dia 1º de março de 2021 ficará marcado. Sejam bem-vindos de volta, o espaço é de vocês", afirmou.

O prefeito agradeceu também a dedicação de todos os professores e profissionais da Educação de Vitória. "Nós sabíamos que poderíamos contar com vocês".

Essencial

Entre os grupos de crianças e pré-adolescentes, uma aluna da Educação de Jovens e Adultos também esteve na escola pela manhã. Regina Silva estava ansiosa pelo retorno das aulas. 

"Estou feliz demais que as aulas voltaram. Cheguei nesta escola (Emef Alvimar Silva) no ano passado e, na época, estava doente e desanimada. A escola me traz alegria. Tenho uma enorme gratidão por todos os professores, que sempre tiveram paciência, carinho, cuidado e atenção para nos ensinar. Aqui eu sou honrada, sou gente!"

Calendário

O retorno das atividades presenciais está condicionado ao Mapa de Risco divulgado pelo Governo do Estado, que permite aulas presenciais em cidades consideradas em risco baixo ou moderado.

Calendário 

• 1º de março: retorno presencial das turmas do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e das turmas da EJA.
• 15 de março: retorno presencial das turmas do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano).
• 29 de março: retorno presencial das turmas da Educação Infantil, grupos 5 e 6.  (Com informações da Secom/PMV)

TÓPICOS:

EDUCAÇÃO   |   EMPREGOS & ESTÁGIO   | CIDADE   |   ESPORTES   |  SAÚDE    |   ECONOMIA