EDUCAÇÃO

Aulas presenciais são retomadas na rede estadual do ES

O retorno nesta terça-feira (13) foi anunciado pelo Governo do Estado em setembro.

Em 13/10/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sedu

Prefeituras que quiserem também estão autorizadas a retomar o ensino presencial nas redes municipais.

As aulas presenciais da rede estadual de educação do Espírito Santo foram retomadas nesta terça-feira (13).

O retorno foi anunciado pelo Governo do Estado no final de setembro. As prefeituras que quiserem também estão autorizadas a retomar o ensino presencial nas redes municipais desta terça. Na Grande Vitória, a maioria dos municípios optou por não retornar em 2020.

As escolas da rede particular voltaram com as aulas presenciais na última semana. O retorno nelas segue a mesma regra das redes municipais, a escola que não quiser voltar, pode seguir apenas com o ensino remoto.

As aulas presenciais estavam suspensas no estado desde meados de março por conta da pandemia do novo coronavírus.

As secretarias da Saúde (Sesa) e da Educação (Sedu) deram início ao inquérito sorológico escolar, que tem por objetivo estimar o percentual de estudantes e trabalhadores da área da educação infectados pelo coronavírus.

Os municípios selecionados que trazem a representação populacional capixaba são Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Marataízes, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

A Sedu disponibilizou o “Guia da Família” para o retorno às aulas presenciais. No guia, publicado no site da secretaria e encaminhado às escolas, os pais e responsáveis pelos alunos são informados sobre este momento de retorno e os protocolos sanitários a serem seguidos.

O documento contém todas as informações de como será o retorno escalonado no modelo híbrido, os protocolos de sala de aula e refeitório, as funções da equipe gestora e o compromisso das famílias, como, por exemplo, observar se o aluno apresenta perfeito estado de saúde na semana em que participará da aula presencial.

A secretaria orienta no guia que caberá à família fazer a escolha em relação à presença ou não de seus filhos na unidade educacional. Seja na escola ou de forma remota, todos os estudantes continuarão tendo acesso aos mesmos conteúdos pedagógicos, assim como já vem sendo feito por meio do Programa EscoLAR.

O retorno das atividades presenciais nas escolas públicas estaduais acontece de forma gradual, em etapas e com revezamento, alternando momentos presenciais e não presenciais, e com um número menor de estudantes por turma/sala, considerando o distanciamento físico e as medidas de segurança.

O regime de revezamento consiste na alternância semanal, em que cada turma será dividida em 50% de estudantes em estudos presenciais e 50% em estudos não presenciais, por meio das atividades pedagógicas não presenciais e dos recursos disponibilizados pelo Programa EscoLAR.

Os cuidados sa SEDU

Para o plano de retomada das aulas presenciais, Escolas da Rede Estadual receberam pais de alunos que foram conferindo de perto a organização e a preparação das unidades para o retorno. Muitos familiares foram de forma voluntária nas unidades de ensino. A direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Célia Teixeira do Carmo, localizada em Alegre, por exemplo, convidou os responsáveis para tomarem conhecimento sobre como a escola se preparou para receber os estudantes, atendendo a todos os protocolos de segurança por conta do novo Coronavírus (Covid-19). As atividades presenciais retornam a partir de hoje (13).

A diretora da unidade, Erika Almeida, fez o convite aos pais pelos grupos de WhatsApp.

“Nós divulgamos a retomada das aulas presenciais, enviamos um questionário e fizemos o convite para que viessem conhecer como a escola já está preparada. Os pais que estiveram aqui elogiaram bastante e disseram que se sentiram seguros com a organização”, afirmou.

Com investimento superior a R$ 12 milhões, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), sinalizou os ambientes escolares e colocou à disposição de alunos e profissionais o material de higiene necessário, como álcool em gel, sabonetes, máscaras e equipamentos para uso de álcool em gel. O retorno das aulas presenciais também contará com monitoramento rigoroso das medidas sanitárias adotadas.

A superintendente Regional de Educação de Guaçuí, Darcila da Silva Castro, acompanhou a ação.

“A diretora Erika Almeida, da Escola Professora Célia Teixeira do Carmo, agendou visita com os pais para mostrar como a escola está preparada para receber os alunos, com toda a segurança possível. Hoje, todas as nossas escolas estão em movimento, com diretores muito atenciosos no acolhimento”, relatou Darcila Castro.

Fique ligado nas dicas:

- Caberá à família fazer a escolha quanto à presença ou não de seus filhos na escola;

- Seja na escola ou de forma remota, todos continuarão tendo acesso aos mesmos conteúdos, assim como já vem sendo feito por meio do Programa EscoLAR;

- O retorno das atividades presenciais está condicionado à classificação de risco baixo do município onde está localizada a escola, conforme Mapa de Risco do Governo;

- Durante todo o período escolar, o uso de máscara é obrigatório para todos;

- Todas as escolas estão sinalizadas com cartazes, adesivos e outros materiais para alertar sobre o distanciamento adequado e todos os cuidados necessários;

- A higienização das escolas acontecerá com maior detalhamento e frequência (maçanetas, carteiras, interruptores, lousas, armários etc). Toda a higienização é feita por funcionários treinados e devidamente equipados com Equipamento de Proteção Individual (EPI) de empresas terceirizadas. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Sedu - G1 ES)