CULTURA

Autoaceitação da mulher negra é foco do 3º dia de Mucane

A ação integra as comemorações pelos 28 anos do Museu Capixaba do Negro "Mucane". 

Em 12/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação Semcid/PMV

"(DES) construção é uma obra pensada para ser uma interface específica para a divulgação de mensagens contra o racismo", contou Léia Rodrigues

Com o tema "Autoaceitação da mulher negra", o vídeo-poesia "(DES) construção", da atriz capixaba Léia Rodrigues, vai marcar o terceiro dia da programação da "Semana da Denúncia contra o Racismo", nesta quarta-feira (12), a partir das 20 horas, no YouTube da Prefeitura de Vitória.

A ação integra as comemorações pelos 28 anos do Museu Capixaba do Negro "Verônica da Paz" (Mucane). 

"A ideia surgiu a partir de pesquisas étnico-raciais que desenvolvo dentro dos grupos e coletivos em que atuo. Um colega me apresentou a tese de doutorado de Nilma Lino, "Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra", que trata da construção da personalidade afro a partir do corpo e do cabelo. Então, decidi 'desconstruir' em forma de vídeo-poesia a imposição social quanto à sua estética", afirmou Léia, que também é técnica em Artes Teatrais pela Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi.

Ela destacou como é a apresentação, que tem classificação indicativa livre e dura, aproximadamente, 30 minutos.:

"É uma apresentação que aborda a transversalidade entre poesia e audiovisual a respeito de um tema bastante pertinente para a sociedade. (DES) construção é uma obra pensada para ser uma interface específica para a divulgação de mensagens contra o racismo". 

Denúncia contra o Racismo

Organizada pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), a “Semana da Denúncia contra o Racismo" homenageia o Mucane, que completa 28 anos amanhã (13). A programação conta com shows, interpretações teatrais e documentários.

Todo o evento foi idealizado em formato on-line, devido ao período de pandemia.
Quarta (12) - 20h - “(DES) construção" (Léia Rodrigues);
Quinta (13) - 21h - “Tunico da Vila e do Terreiro” (Tunico da Vila);
Sexta (14) - 20 h - “Estandarte negro – do Maciço Central ao Armazém” (Rômullo Corrêa).

Mucane

O Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane) foi criado no dia 13 de maio de 1993, por meio do decreto nº 3.527/1993, no governo estadual de Albuíno Azeredo, um dos primeiros governadores negros do Brasil. No local, acontecem cursos e oficinas de formação cultural, debates, exposições e apresentações voltadas à história e à identidade negra. 

TAGS:
CULTURA | FESTIVAL | SHOW | MÚSICA | ARTES | EDUCAÇÃO | CIDADE | ESPORTES | SAÚDE