POLICIA

​Aves exóticas e silvestres são apreendidas na feira de Aribiri

Uma ação conjunta na feira apreenderam 36 aves, sendo 11 silvestres e 16 aves exóticas.

Em 20/05/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

A ação foi instruída pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo e objetivou o combate aos maus-tratos e ao comércio ilegal de aves na feira de Aribiri.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

Neste domingo (19/05), o Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha, a Guarda Municipal, o Ibama e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental realizaram uma ação conjunta na feira livre do bairro Aribiri, em Vila Velha, e apreenderam 36 aves, sendo 11 silvestres (coleiros) e 16 aves exóticas (agapornis).

>> Guarda Municipal de Cariacica realiza curso de capacitação

A ação foi instruída pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo e objetivou o combate aos maus-tratos e ao comércio ilegal de aves na feira de Aribiri. Durante a operação, foram apreendidos animais silvestres e exóticos, que eram mantidos irregularmente em cativeiro e expostos à venda de forma ilegal, sem qualquer tipo de registro ou licença.

Após a apreensão, as aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS-IBAMA), no bairro Barcelona, na Serra. Já o comerciante das aves exóticas foi autuado por crime ambiental pelo Ibama e pela fiscalização de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha.

O médico veterinário Celso Christo, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, relatou que os animais exóticos e silvestres apreendidos não estavam em conformidade com a legislação ambiental vigente.

“Essas ações são muito importantes para garantir o bem-estar dos animais e evitar que crimes dessa natureza sejam cometidos em nossa cidade.”

Já o secretário municipal de Meio Ambiente de Vila Velha, Ricardo Klippel, ressaltou a parceira com outros órgãos no combate aos maus-tratos de animais.

"A ação realizada é uma demonstração clara do compromisso da gestão em combater os maus-tratos e o comércio ilegal de aves. Trabalhamos em parceria com diversas entidades para garantir que a legislação ambiental seja respeitada. Nossas ações visam sempre proteger nossa fauna e preservar o bem-estar animal"

Ao se deparar com situações que configuram crime contra o meio ambiente, o cidadão pode utilizar o telefone do Disque-Denúncia 181 ou pelo site www.disquedenuncia181.es.gov.br, ou ainda os canais da Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 162. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Guarda Municipal de Cariacica realiza curso de capacitação
Forças de segurança discutem estratégias para festa da cidade
Linhares e PRF firmam acordo para videomonitoramento
Governo do Espírito Santo lança "Operação Colheita 2024"
Operação Safra 2024 será iniciada no município de Anchieta
Agentes de Viana realizam operação prática de fiscalização
Vila Velha realiza operação contra transporte clandestino
Polícia Federal comemora 80 anos com exposição em Vitória
PF vai apurar hospedagem de Bolsonaro na Embaixada da Hungria

TAGS:
GUARDA MUNICIPAL | VILA VELHA | AVES | FEIRA | ARIBIRI