CULTURA

Bairro faz 51 anos e ganha obra de arte que resgata história

Jardim da Gente: È uma homenagem aos 51 anos do bairro Jardim da Penha, em Vitória,

Em 17/12/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação Semc/PMV

A concepção e a realização da obra "Jardim da Gente" ficaram sob tutela do grupo de artistas "Cores que Acolhem", coordenado por Stefan Marques.

Como uma homenagem aos 51 anos do bairro Jardim da Penha e aos 50 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, o projeto "A Arte é Nossa", da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), retratou cenas do cotidiano e da história do bairro no muro da unidade de ensino e na caixa d'água da praça da Paróquia São Francisco de Assis.

A concepção e a realização da obra "Jardim da Gente" ficaram sob tutela do grupo de artistas "Cores que Acolhem", coordenado por Stefan Marques.

Inspirações das artes

Cenas do dia a dia do bairro são as inspirações das artes. Nos muros da escola, há referência ao Clube 106, à praia de Camburi, à música e à gastronomia da Rua da Lama, à feira livre do bairro e até às ruas que parecem labirito para os visitantes de primeira viagem.

Um muro localizado na praça que abriga a Paróquia São Francisco também está sendo pintado, eternizando pela arte o esporte da bocha, tão comum naquele local.

Conforme explica o coordenador geral da obra de arte, Stefan Marques, houve um processo de imersão no bairro, com buscas em documentos para resgatar pontos importantes da história de Jardim da Penha. A comunidade, nesse processo, também foi ouvida por meio de um questionário distribuído pela internet. No formulário, moradores puderam opinar e sugerir elementos que gostariam de ver presentes nos muros da Emef. (Com informações da Prefeitura de Vitória)