CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Banestes tem ações em apoio à Semana da Segurança Digital

A conscientização é a melhor forma de prevenir golpes financeiros.

Em 22/10/2019 Referência JCC, Rafaella Rodrigues

Foto: ES1 - Reprodução

A conscientização é a melhor forma de prevenir golpes financeiros. É com base nessa premissa que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) promove pela primeira vez a Semana Febraban da Segurança Digital. O evento teve início nesse domingo (20) e segue até este sábado (26). Para isso, a Federação conta com o apoio dos bancos, que promoverão ações entre funcionários e clientes para alertar sobre as atividades de golpistas.

O Banestes vai participar ativamente da Semana de Segurança Digital, divulgando entre clientes e funcionários como acontecem os golpes mais comuns e como se proteger deles. O banco também investe cada vez mais em segurança, com uma equipe de monitoramento contínuo para prevenção e resposta a fraudes, que trabalha com foco nas ações de segurança dos clientes, de forma rápida e eficaz.

Sobre as armadilhas no ambiente digital, o diretor de Riscos e Controle do Banestes, Carlos Artur Hauschild, ressalta que “de forma geral, a população é desprovida de cultura de segurança e privacidade, e essa desinformação leva os clientes a serem facilmente envolvidos pelos golpistas”. Por isso, ele reforça que só é possível driblar tais riscos os conhecendo e reconhecendo.

"É preciso uma maior conscientização e desenvolvimento da cultura de segurança e privacidade, para que pessoas mal-intencionadas não tenham oportunidade de se aproveitar de informações pessoais para aplicar golpes e fraudes", complementa Hauschild.

Durante a Semana Febraban da Segurança Digital, o Banestes promoverá ações em redes sociais, envio de pushes via Aplicativo Banestes, divulgações para disseminação de informações por Whatsapp, banners em ATM e no site da instituição, além de informativos via comunicação interna e disponibilização de vídeos. Como forma de facilitar o acesso a todas as informações sobre segurança digital, a Febraban disponibilizou ainda um hotsite exclusivo sobre o tema, o antifraudes.febraban.org.br.

Paulo Neiva, coordenador da área de Segurança do Banestes, reforça ainda que "o envolvimento das pessoas é fundamental para a prevenção contra incidentes e para a manutenção de uma sociedade mais segura".

Segurança no sistema bancário

Ações para prevenção e comunicação sobre alertas de fraudes são frequentemente promovidas pela Febraban e pelo sistema bancário. No entanto, a ideia de promover uma semana específica para tratar do assunto "segurança" é uma forma de colocar o tema ainda mais em evidência e expandir o acesso à informação.

Nesse contexto de segurança bancária, o Brasil ocupa posição de destaque no cenário mundial. O investimento em sistemas de tecnologia da informação (TI) e os esforços realizados pelas instituições financeiras nesse sentido diminuíram a eficácia dos golpes no ambiente bancário.

Para tentar driblar as barreiras de segurança utilizadas pelos bancos, grupos de criminosos desenvolvem ações audaciosas e cada vez mais semelhantes aos contatos reais dos bancos com seus clientes, desenvolvendo, por exemplo, sites e equipes de atendimento falsas, abusando da ingenuidade e desatenção da população. É desta forma que acabam obtendo dados pessoais, como senhas, e tendo êxito no golpe.

A população pode aderir a Semana Febraban de Segurança Digital compartilhando as postagens e materiais divulgados e utilizando, nas publicações, as hashtags #SegurançaDigital, #SemanadaSegurançaDigital e #CompartilheSegurançaDigital.