CIDADE

Beleza de Vitória passa pelas vassouras do pessoal de limpeza

Trabalho dos profissionais da limpeza pública impacta na qualidade de vida dos moradores.

Em 16/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

O Dia do Gari é comemorado anualmente em 16 de maio, em todo o Brasil. ​"Todos os dias da semana, nós temos profissionais da limpeza nas ruas de Vitória", ressalta o secretário da Central de Serviços, Leonardo Gonçalves.

As praias limpas, os parques bem cuidados, as ruas sem lixo. A beleza de Vitória está diretamente relacionada ao trabalho dos 770 profissionais de limpeza pública que atuam na capital.

São homens e mulheres que, faça chuva ou sol, diariamente, por volta das 6 horas, realizam o trabalho de limpeza das lixeiras e catam os lixos deixados por frequentadores desses espaços.

Neste dia 16 de maio, em que se comemora o "Dia do Gari", o secretário da Central de Serviços, Leonardo Gonçalves, esteve com a equipe na praia da Curva da Jurema para agradecer pelo trabalho deles.

“Todos os dias da semana, nós temos profissionais da limpeza nas ruas de Vitória. O serviço de limpeza não para em nossa cidade. Isso demonstra o comprometimento desses servidores que, muitas vezes, a população só consegue perceber a importância na ausência. Desde janeiro, nós aumentamos o número de ações mesmo tendo um período de chuva maior do que o habitual. Estamos ainda mais presentes nos bairros, com limpeza de bueiro, capina, varrição. Temos a mesma equipe e mais entrega à população. Essas ações implicam na qualidade de vida das pessoas”, destacou.

Trabalho fundamental

O serviço de limpeza de Vitória não para: praias, parques, praças e ruas da cidade são cuidados diariamente. Foto: Jansen Lube/PMV

Júlio César Silva trabalha há 8 anos na limpeza pública de Vitória e se orgulha de sua profissão.

“É importante a gente estar trabalhando, a cidade fica mais limpa com o trabalho da gente. Tenho orgulho do que eu faço”, afirmou.

São os profissionais da limpeza que trabalham para preservar os espaços públicos, como as praias, os parques e as praças sempre limpas, contribuindo com o meio ambiente. São recolhidos resíduos como palito de picolé, espetos de churrasquinhos, restos de alimentos, papéis e sacolas de plástico de todo tipo

As praias que recebem diariamente a limpeza são: Curva da Jurema, Camburi, Ilha do Boi, Ilha do Frade e Jesus de Nazareth.

Para as praias permanecerem limpas, todos têm que ajudar jogando o lixo nas lixeiras enquanto curtem a bela orla da capital. 

A data

O Dia do Gari é comemorado anualmente em 16 de maio, em todo o Brasil. A data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.

O termo "gari" surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1876.

Assim, as pessoas quando queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os "garis". (Com informações da Secom/PMV)

Leia também:

Guarda Municipal retira barricadas em pontos de Andorinhas
Campanha Maio Amarelo alerta sobre segurança no trânsito
Vitória recebe doação de capacetes de respiração assistida
Moradores participam do Plano Diretor de Águas Urbanas
Guarda Civil Municipal detém mais um homicida em Vitória
Polícia Militar inaugura nova sede da 3ª Companhia em Vitória

TAGS: 
SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS | IPVA | GOVERNO