Bibliotecária de Vila Velha lança livro sobre lenda capixaba

Elijance Marques, é bibliotecária da rede municipal de Vila Velha e se apaixonou pela escrita.

Em 06/04/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Elijance Marques resolveu colocar em palavras a lenda que tanto gostava e encantava os alunos.

O Morro do Penedo é um monumento natural bem conhecido da cidade de Vila Velha, mas nem todos sabem que existe uma lenda sobre ele. E foi exatamente com essa lenda capixaba que Elijance Marques, bibliotecária da rede municipal, se apaixonou pela escrita e descobriu uma nova forma de contar histórias.

Durante a quarentena, os profissionais da educação precisaram se adaptar a uma nova realidade de ensino. Foi pensando numa metodologia diferenciada, para chamar a atenção dos alunos, que a bibliotecária Elijance resolveu começar a contar histórias por vídeo.

Por ter experiência com o projeto da Prefeitura de Vila Velha, o Entre Versos e Rimas, ela já conhecia bem o folclore e a cultura capixabas. Quando resolveu contar a lenda do Morro do Penedo, percebeu instantaneamente o interesse maior dos estudantes.

“Os alunos se interessam porque a grande maioria nunca ouviu falar sobre essa lenda capixaba, não sabe que a nossa cidade tem uma lenda com gênio também”, contou. 

Ela resolveu colocar em palavras a lenda que tanto gostava e encantava os alunos. Logo depois, ela conheceu a Lei Aldir Blanc e o Fundo de Cultura do Município de Vila Velha e submeteu o projeto, que se transformou no livro “O Gênio do Penedo: uma lenda capixaba”.

Publicar essa história foi realizar seu sonho de criança, que era ser escritora.

“A quarentena me fez sair da zona de conforto e realizar um sonho. E escrever sobre o folclore capixaba, que é tão bonito e pouca gente conhece, é surreal. Nós acabamos valorizando mais a cultura de fora, sendo que a nossa é tão bonita e tão importante para a gente se conhecer e entender o local onde vivemos”, declarou a bibliotecária.

Se você não conhece essa lenda capixaba, o livro foi lançado no dia 03 de abril, em uma live transmitida no Youtube. Elijance tem planos de lançar outros livros e está escrevendo um conto que se passa em Barramares, bairro de Vila Velha onde ela vive.

TAGS:
CULTURA   |   FESTIVAL   |   SHOW   |   MÚSICA   |   ARTES   |   EDUCAÇÃO   |   CIDADE   |   ESPORTES   |  SAÚDE