POLÍTICA INTERNACIONAL

Biden e republicanos têm acordo para evitar default da dívida

O acordo visa aumentar o teto da dívida do país, em um primeiro passo para eliminar default.

Em 28/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: AFP/Arquivos

O acordo entre Joe Biden e congressistas republicanos ajuda a apaziguar membros da Câmara dos Representantes que exigiram reduções significativas na agenda de gastos domésticos de Biden como condição para evitar um default.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e congressistas republicanos chegaram neste sábado (27) a um acordo de princípio para aumentar o teto da dívida do país, em um primeiro passo crucial para eliminar a ameaça de um default desastroso em 5 de junho.

Líderes partidários enfrentam agora uma corrida contra o tempo para fortalecer o acordo no Congresso, com republicanos de extrema direita e democratas progressistas criticando as concessões feitas para selar o acordo.

Após semanas de negociações tensas no Congresso e na Casa Branca, o acordo permitiria ao governo aumentar o teto da dívida do país, evitando que a maior economia do mundo fique impossibilitada de honrar seus compromissos e entre em default.

Acordo

O acordo também ajuda a apaziguar membros da Câmara dos Representantes que exigiram reduções significativas na agenda de gastos domésticos de Biden como condição para evitar um default.

“Acabei de falar ao telefone com o presidente”, tuitou o líder da maioria republicana na Câmara, Kevin McCarthy, na noite deste sábado. “Depois que ele perdeu tempo e se recusou a negociar por meses, chegamos a um acordo de princípio que é digno do povo americano.”

McCarthy informou que voltará a conversar com Biden amanhã , e que irá supervisionar a redação final do projeto de lei, que tem que ser aprovado no Congresso. A Câmara dos Representantes “irá votar na quarta-feira”, afirmou. (AFP- https://istoe.com.br/autor/afp/)

Leia também:

Lula recusa convite de Putin para ir à Rússia "no momento"
Lei da Flórida ameaça futuro do trabalhador em situação ilegal
Tensão entre China e Taiwan deve ser tratativas com Brasil no G7
No G7, Brasil assina proposta conjunta para combater a fome
Japão espera por reforma tributária para investir no Brasil
China e sanções à Rússia são pautas da Cúpula do G7, no Japão
Presidente tratará de paz mundial durante Cúpula do G7
Casagrande apresenta o potencial do ES em Forum nos EUA
Lula recebe primeiro-ministro holandês nesta terça-feira (08)
Casa Branca e gigantes da tecnologia discutem sobre a IA
Xi Jinping e Zelenskiy conversam sobre possível cessar-fogo

TAGS:
JOE BIDEN | CONGRESSISTAS | USA | ACORDO | DÍVIDA | DEFAULT