POLÍTICA INTERNACIONAL

Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

Ron Klain foi escolhido por Biden para ser chefe de gabinete da Casa Branca.

Em 23/11/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Observador

Ao escolher um centrista com experiência na área da diplomacia, o Presidente eleito dos EUA indica aos aliados que vai desfazer as políticas da Administração Trump e trazer de volta o protagonismo dos acordos internacionais. E diminui o risco de uma oposição num Senado de maioria republicana.

Joe Biden anunciará os primeiros nomes para o gabinete presidencial na terça-feira (24), disse um assessor sênior neste domingo (22), acrescentando  que Antony Blinken será o secretário de Estado.

Anthony Blinken, um advogado de formação com mais de 25 anos de experiência na área das relações internacionais, é o nome escolhido pelo Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, para chefiar a política externa do país no cargo de secretário de Estado. Ao nomear Blinken, de 58 anos, Biden confirma que vai retomar o hábito de preencher os lugares mais importantes da Administração norte-americana com figuras experientes e, idealmente, sem muitos anticorpos no partido da oposição.

Enquanto o presidente eleito avança com o planejamento de sua próxima administração, o presidente Donald Trump não dá sinais de abandonar sua tentativa de deslegitimar as eleições dos Estados Unidos.

Desde que Biden foi declarado, há duas semanas, vencedor das eleições do dia 3 de novembro, Trump lançou mão de uma enxurrada de ações judiciais e montou uma campanha para impedir que os funcionários estaduais certificassem os votos totais, sofrendo outro duro revés jurídico no sábado na Pensilvânia.

Ron Klain, escolhido por Biden para ser chefe de gabinete da Casa Branca, reiterou o apelo de sua campanha para que a administração Trump --especificamente uma agência federal chamada Administração de Serviços Gerais-- reconheça formalmente a vitória de Biden para liberar recursos para o processo de transição.

“Espero que a chefia da Administração de Serviços Gerais faça seu trabalho”, disse Klain, referindo-se à Emily Murphy.

Klain disse que os esforços do presidente republicano para reverter os resultados eleitorais foram uma vergonha e também ineficazes. O democrata Biden deve assumir o cargo em 20 de janeiro.

Klain disse que Biden vai anunciar suas primeiras escolhas para o gabinete na terça-feira, mas não quis revelar quais serão. Biden afirmou na quinta-feira que tinha escolhido seu secretário do Tesouro, acrescentando que o indicado faria sentido para “todos os elementos do Partido Democrata ... de coalizões progressistas às moderadas”.

Os candidatos da lista de Biden incluem a ex-chair do Fed Janet Yellen, a atual diretora do Fed Lael Brainard, Sarah Bloom Raskin, ex-diretora do Fed, e Raphael Bostic, presidente do Federal Reserve Bank de Atlanta. (Reuters - Público)