ECONOMIA NACIONAL

Biofábrica de abelhas é alternativa de renda na Amazônia

As colônias estão instaladas em meliponários no BioParque Vale Amazônia o viveiro de mudas.

Em 20/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Insetos têm papel fundamental na produção de alimentos na região.

A conservação de parte da Floresta Amazônica tem ganhado o reforço de abelhas nativas sem ferrão. Um projeto liderado pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV) permitiu a multiplicação de ninhos de abelhas nativas, aumentando a disponibilidade de colônias para criação. Com a Biofábrica de Abelhas Indígenas de Carajás, no Pará, são encontradas 110 espécies de abelhas nativas entre 244 já catalogadas no Brasil.

As abelhas nativas possuem papel fundamental na produção de alimentos na região amazônica, através da polinização de plantas importantes como o açaí, o guaraná e a castanha do Pará. Além disso, as abelhas colaboram na polinização de diversas culturas agrícolas.

O conjunto de colônias indígenas é constituído por espécies locais selecionadas principalmente para a produção de mel e para polinização, além de produtos com potencial para geração de renda, como a própolis. As colônias estão instaladas em meliponários no BioParque Vale Amazônia e o viveiro de mudas da Vale, área com mais de 30 hectares de floresta nativa.

De acordo com o pesquisador do Instituto Tecnológico Vale (ITV) Luciano Costa, um guia foi elaborado para auxiliar na localização e identificação das colônias. “O catálogo tem fotografias da entrada de colônias e operárias de 41 espécies ocorrentes na região e cursos online sobre resgate e manejo de abelhas nativas”, explicou. Geração de renda

O mel produzido pelas abelhas nativas tem valor de mercado que chega a ser dez vezes maior que o mel tradicional, a depender da variedade da espécie. No Sudeste do Pará, a extração de mel é uma atividade econômica que gera renda local para pequenos produtores em Parauapebas, Canaã, Curionópolis e outros municípios da região.

A meliponicultora, criação de abelhas sem ferrão, é uma atividade sustentável, que auxilia na preservação das espécies vegetais e no equilíbrio biológico nos diferentes biomas brasileiros.

Segundo estudos publicados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), as abelhas nativas são os principais polinizadores do açaí (Euterpe oleracea). A pesquisa indica que elas executam cerca de 60% do trabalho de polinização nas flores da palmeira e são mais eficientes no transporte do pólen que os outros insetos, o que impacta diretamente na cadeia produtiva do açaí.

Os estudos foram realizados em áreas naturais de ocorrência do açaí (várzea e terra firme) e em áreas com diferentes níveis de manejo até plantações do tipo monocultivo de larga escala. Ao todo, mais de 200 espécies de insetos (incluindo, besouros, moscas, formigas e outros grupos) foram coletados visitando as flores da palmeira, sendo também muito importantes para a polinização. (Por Agencia Brasil)

Leia também:

CNI: Produção industrial registra menor índice desde 2017
Receita recebe mais de 1 mi de declarações do IR no 1º dia
Bolsa de valores cai para menor nível desde agosto com crise 
Abate de bovinos no Brasil volta a crescer após dois anos
> Brasil vai emitir quase 12 mi de passagens por ano a R$ 200
Primeiros a declarar imposto de renda recebem restituição antes
Mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,9% para 5,96%
Inflação medida pelo INPC avança para 0,77% em fevereiro
IPCA sobe 0,84% no mês de fevereiro, informa o IBGE
Cesta básica cai em 13 capitais pesquisadas em fevereiro
Confiança dos pequenos negócios volta a crescer em fevereiro
Brasil abriu 83,3 mil vagas com carteira assinada em janeiro

TAGS:
BIOFÁBRICA | ABELHAS | AMAZÔNIA | COLÔNIAS | MELIPOLICULTORA