ECONOMIA INTERNACIONAL

Bolsas da Ásia caem com fracos indicadores da China e Japão

O índice japonês Nikkei caiu 0,56%, a 27.665,98 pontos, enquanto o Kospi recuou 0,65%.

Em 01/04/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: ANTHONY WALLACE/AFP/JC

Na China e em Hong Kong, no entanto, preocupações com o mais recente surto de covid-19 diminuíram, abrindo espaço para os mercados se recuperarem.

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta sexta-feira (1º), na esteira de indicadores fracos da China e do Japão e em meio a incertezas sobre o rumo da guerra entre Rússia e Ucrânia.

O índice japonês Nikkei caiu 0,56% em Tóquio nesta sexta, a 27.665,98 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi recuou 0,65% em Seul, a 2.739,85 pontos, e o Taiex registrou queda de 0,38% em Taiwan, a 17.625,59 pontos.

Pesquisa da S&P Global e Caixin Media mostrou que o PMI industrial chinês caiu a 48,1 em março, atingindo o menor nível em cerca de dois anos e apontando contração da manufatura, após a China adotar severas restrições em grandes cidades para lidar com uma nova onda de covid-19.

Já o relatório “Tankan” do Banco do Japão (BoJ) revelou que a confiança de grandes fabricantes locais se deteriorou pela primeira vez em sete trimestres.

Na China e em Hong Kong, no entanto, preocupações com o mais recente surto de covid-19 diminuíram, abrindo espaço para os mercados se recuperarem.

Principal índice acionário chinês, o Xangai Composto subiu 0,94%, a 3.282,72 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,47%, a 2.127,82 pontos. O Hang Seng, por sua vez, teve modesta alta de 0,19% em Hong Kong, a 22.039,55 pontos.

A guerra russo-ucraniana também segue no radar. Não houve sinais de alívio significativo no conflito, apesar de recentes negociações bilaterais na Turquia. Segundo o lado ucraniano, as conversas deverão ser retomadas nesta sexta-feira.

Oceania

Na Oceania, a bolsa australiana ficou ligeiramente no vermelho nesta sexta. O S&P/ASX 200 caiu 0,08% em Sydney, a 7.493,80 pontos. (Estadão - *Com informações da Dow Jones Newswires)

Leia também:

Bolsas da Ásia fecham em baixa, o índice Nikkei caiu 0,73
Ações da China sobem com viés de paz entre Rússia e Ucrânia
Petróleo cai mais de 5% com sinais positivos entre Rússia e Ucrânia
Bolsas da Ásia fecham sem direção única, de olho na Ucrânia
Bolsas da Ásia fecham em baixa, com perdas em Nova York
Bolsas da Ásia fecham em alta, com Hong Kong na liderança
Bolsas da Ásia fecham sem direção, após China manter juros
Bolsas da Ásia fecham em forte alta, após decisão do Fed
Prolongamento da guerra pode afetar indústria brasileira
Surto de covid na China derrubas as Bolsas da Ásia

TAGS: 
GUERRA | ECONOMIA | BOLSAS | RÚSSIA | UCRÂNIA | CONTRAÇÃO | MANUFATURA