ECONOMIA INTERNACIONAL

Bolsas da Ásia fecham em alta após China anunciar pacote

Líderes chineses prometerem ampliar esforços para sustentar a 2ª maior economia do mundo.

Em 29/04/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Internet/Investing

Na China continental, o índice Xangai Composto avançou 2,41%, a 3.047,06 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto subiu 3,89%, a 1.878,88 pontos.

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira (29), após líderes chineses prometerem ampliar esforços para sustentar a segunda maior economia do mundo, que enfrenta sua pior onda de covid-19 desde o início da pandemia.

Na China continental, o índice Xangai Composto avançou 2,41%, a 3.047,06 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto subiu 3,89%, a 1.878,88 pontos.

Segundo a mídia estatal chinesa, o Politburo – que reúne a liderança do Partido Comunista da China – prometeu se esforçar mais para impulsionar o crescimento e, ao mesmo tempo, conter o atual surto de covid-19. A política de “tolerância zero” de Pequim contra a doença tem pesado no desempenho da economia chinesa, que vem mostrando claros sinais de desaceleração.

Em outras parte da Ásia, o Hang Seng saltou 4,01% em Hong Kong, a 21.089,39 pontos, o sul-coreano Kospi avançou 1,03% em Seul, a 2.695,95 pontos, e o Taiex registrou ganho de 1,05% em Taiwan, a 16.592,18 pontos. Já a Bolsa de Tóquio não operou hoje, devido a um feriado nacional no Japão.

O apetite por risco na região asiática veio também na esteira dos fortes ganhos que as bolsas de Nova York apresentaram na quinta-feira, favorecidas por balanços positivos de grandes empresas dos EUA.

Na Oceania, a bolsa australiana seguiu o movimento da Ásia e de Wall Street, com alta de 1,06% do S&P/ASX 200 em Sydney, a 7.435,00 pontos. (*Estadão - *Com informações da Dow Jones Newswires e Associated Press)

Leia também:

Bolsas da Ásia sobem na China e caem em Tóquio e Seul
Bolsas de NY sobem com compra do Twitter por Elon Musk
Bolsas da Ásia fecham em baixa, após dados chineses mistos
Bolsas da Ásia fecham em alta, mas covid-19 pesa na China
Bolsas da Ásia fecham mistas; alta na China e queda no Japão
Bolsas da Ásia caem, após dados sobre inflação chinesa
Bolsas da Ásia fecham em alta, após leve recuperação de NY
Fundo soberano de Cingapura assume 5,01% da Vibra Energia
Ações da China fecham em baixa por queda no setor de serviços
Bolsas da Ásia caem com fracos indicadores da China e Japão

TAGS: 
ÁSIA | NOVA YORK | BOLSAS | SUBIRAM | TÓQUIO | SEUL