POLÍTICA NACIONAL

Bolsonaro concede Medalha do Mérito Científico a si mesmo

Honraria é entregue a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da ciência.

Em 05/11/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

Esta é a primeira vez que a condecoração é destinada a um líder negacionista científico.  

Depois de propagar dezenas de declarações negacionistas contra a vacina anti-covid e a comunidade científica, o presidente Jair Bolsonaro concedeu a ele mesmo a Medalha de Ordem Nacional do Mérito Científico. 

A auto-premiação inédita no país foi publicada nesta quinta-feira (4) no Diário Oficial e oficializou o mandatário como grão-mestre. Esta é a primeira vez que a condecoração é destinada a um líder negacionista científico.  

Desde o início da pandemia de covid-19, Bolsonaro adotou um discurso negacionista sobre a doença e questionou as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias, como isolamento social, o uso de máscara e a vacinação. A honraria geralmente é entregue pelo poder público a personalidades, nacionais ou estrangeiras, que contribuíram para o desenvolvimento da ciência, inovação e tecnologia no território brasileiro.

 Além de Bolsonaro, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, foi homenageado com o título de chanceler, enquanto Paulo Guedes, da Economia, recebeu um posto no Conselho de Ordem, assim como os ministros das Relações Exteriores, Carlos França, e da Educação, Milton Ribeiro.

Outras homenagens - Esta não é a primeira vez que o líder do Brasil condecora, se não ele, a família. Em julho, Bolsonaro homenageou a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, com a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz.

O prêmio reconhece esforços no âmbito das atividades científicas, educacionais, culturais e administrativas relacionadas com a higiene e a saúde pública a quem tenha contribuído para o bem-estar da população. (Ansa)

Leia também:

Bolsonaro depõe à PF sobre suposta interferência na polícia
Presidente vai discutir preço de combustíveis na volta ao Brasil
Oposição vai à COP26 contrapor versão do governo Bolsonaro
G20: EUA e UE fecham acordo sobre tarifas de aço e alumínio
Após negociações, G20 se aproxima de acordo sobre clima
Bolsonaro tem agenda esvaziada e ironizado pela imprensa
Rainha Elizabeth 2ª cancela sua participação na COP26
Biden edita decreto suspendendo restrições de viagens aos USA
China anuncia restrições após aumento de casos de covid
Joe Biden e Macron falam de uma defesa europeia mais forte

TAGS:
BOLSONARO | MÉRITO CIENTÍFICO | MEDALHA | PANDEMIA | COVID-19