POLÍTICA NACIONAL

Bolsonaro diz que falou com Putin e que torce pela paz

Jair Bolsonaro (PL) durante coletiva de imprensa no Forte dos Andradas, no Guarujá (SP).

Em 28/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Facebook/@jairmessiasbolsonaro/Reprodução / Estadão

Presidente afirmou que torce por um desfecho motivo da guerra e mostrou preocupação com impacto do conflito no preço dos combustíveis.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) revelou durante entrevista coletiva neste domingo, 27,que conversou com  Vladimir Putin, presidente da Rússia, e disse que é um "exagero falar em massacre" no cerco do exército russo a Kiev, capital da Ucrânia. 

"Estive falando há pouco com o presidente Putin, tratamos dos fertilizantes, do nosso comércio, ficamos duas horas ao telefone. Ele falou da Ucrânia, mas me reservo a não entrar em detalhes da forma como vocês gostariam", declarou.

Segundo o presidente, com o conflito no leste europeu, cai a produtividade de fertilizantes no País, e regiões como a foz do Rio Madeira, uma reserva indígena, poderia suprir essa demanda. O presidente criticou então a quantidade de demarcações de terras indígenas existem no país ele "o Brasil foi em parte inviabilizado no passado com a indústria da demarcação de terras indígenas"

Durante a coletiva de imprensa, Bolsonaro afirmou que não entraria no mérito sobre os motivos que levaram ao embate e disse que busca apenas a paz nessa questão. Bolsonaro declarou ainda que quase a totalidade da população da região da Ucrânia era favorável à independência das regiões de Donetsk e Luhansk.

"A história mostra o que vem acontecendo, desde quando a Rússia perdeu sua cortina de ferro e aquela região mais ao Sul, há uma região específica, quase que a totalidade da população no referendo há pouco tempo era favorável a sua independência. Essas questões são particulares. A própria Ucrânia nasceu de um referendo também e nós aqui assistimos o desfecho desse embate. O que a Rússia quer é a independência dessas duas áreas. Não vou entrar no mérito, se tem razão ou se não tem. Nós buscamos apenas a paz nessa questão", afirmou.

Cautela

O presidente também afirmou que a posição do Brasil deve ser de "cautela" em relação ao conflito entre Rússia e Ucrânia.

"Nossa posição tem que ser de bastante cautela. Não podemos, ao tentar solucionar um caso,que é grave, ninguém é favorável a guerra em nenhum lugar do mundo, trazer problemas gravíssimos para toda a humanidade e para nosso País também, que está nesse contexto", afirmou.

Ao ser questionado sobre os impactos do conflito sobre os preços dos combustíveis, Bolsonaro afirmou que o aumento no barril do petróleo afeta todos os países.

"A paz é o melhor caminho para que nós fiquemos livre de uma alta considerada no preço dos combustíveis. Nós e o mundo todo." (*Estadão - *Com informações da Redação Terra)

Leia também:

Bolsonaro troca diretor-geral da Polícia Federal mais uma vez
Terceira via planeja candidato único contra Lula ou Bolsonaro
Edson Fachin toma posse no TSE e defende urna eletrônica
Câmara aprova projeto que atualiza o Código Penal Militar
Jair Bolsonaro ordena assistência e recursos para Petrópolis
Ex-presidente Lula afirma que Brasil não precisava de reformas
Relator sugere ampliar auxílio gás para 11 milhões de famílias
Bolsonaro diz que o reajuste para PF pode ficar para 2023
Governador do ES recebe Moro e provoca mal-estar com PT
Em entrevista, Bolsonaro fala sobre o desempenho do PIB
Ipespe: 54% consideram governo Bolsonaro ruim ou péssimo

TAGS:
BOLSONARO | POLÍTICA | PUTIN | TELEFONEMA | PAZ