POLÍTICA INTERNACIONAL

Bolsonaro participa de assinaturas de acordos com a Hungria

Após as assinaturas, Bolsonaro disse que considera a Hungria um grande pequeno irmão.

Em 17/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Isac Nobrega/PR

Na sequência, o presidente brasileiro deve almoçar com Orbán e seguir para uma reunião com o presidente da Assembleia Nacional húngara, László Köver.

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou, hoje (17), em Budapeste, capital da Hungria, para uma breve visita oficial. Ele chegou por volta das 9h20 (5h20 no horário de Brasília). Após o desembarque no aeroporto, o presidente e sua comitiva se dirigiram ao Palácio Sándor para a primeira cerimônia oficial do dia.

Bolsonaro foi recebido pelo presidente do país, János Áder, com honras militares, e em seguida os dois se reuniram. Bolsonaro também foi recebido pelo primeiro-ministro Viktor Orbán.

Às 13h30 (9h30 no horário de Brasília), Bolsonaro e Orbán participaram de uma cerimônia de Troca de Atos Internacionais e declaração à imprensa.

O ministro da Defesa do Brasil, Walter Braga Netto, e seu homólogo húngaro, Tibor Benko, assinaram um memorando de entendimento sobre cooperação no âmbito da defesa. Depois, Carlos Alberto França, chanceler brasileiro, e Péter Szijjártó, ministro das Relações Exteriores e Comércio da Hungria, assinaram dois memorandos. Um para a promoção de ações humanitárias e outro para a gestão de recursos hídricos e saneamento das águas.

Após as assinaturas, Bolsonaro e Orbán fizeram uma declaração conjunta à imprensa. O presidente do Brasil disse que considera a Hungria um grande pequeno irmão.

"Pequeno se levarmos em conta as nossas diferenças nas respectivas extensões territoriais e grande pelos valores que nós representamos, que podem ser resumidos em quatro palavras: Deus, pátria, família e liberdade". 

Bolsonaro disse ainda que a reunião foi útil devido à assinatura de alguns acordos e protocolos de intenções.

Na sequência, o presidente brasileiro deve almoçar com Orbán e seguir para uma reunião com o presidente da Assembleia Nacional húngara, László Köver.

Jair Bolsonaro regressará ao Brasil após os compromissos em Budapeste. Assim que chegar ao Rio de Janeiro, sobrevoará a região de Petrópolis, atingida por fortes chuvas. (Por Marieta Cazarré/Agência Brasil)

Leia também:

Jair Bolsonaro diz que a conversa com o Putin foi profícua
Biden diz que um ataque da Rússia à Ucrânia ainda é possível
Rússia retira parte de tropas da fronteira com a Ucrânia
Ataque da Rússia pode acontecer nesta quarta, diz Ucrânia
Tensão na Ucrânia pressiona cotação do petróleo e inflação
Bolsonaro vai à Rússia em meio ao risco de guerra na Ucrânia
Governo da Ucrânia exige reunião com Rússia em 48 horas
Tribunal alemão rejeita recursos contra obrigatoriedade de vacina
EUA alertam que Rússia pode invadir Ucrânia a qualquer hora
Joe Biden critica censura de orientação sexual em escolas

TAGS:
HUNGRIA | BOLSONARO | ASSINATURAS | ACORDOS | VISITA