ESPORTE NACIONAL

Botafogo cancela ida ao EUA por desentendimento com a Ferj

John Textor tem dificuldade com a federação carioca quanto ao regulamento do Estadual .

Em 04/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo não vai mais fazer a pré-temporada nos Estados Unidos.

Antes dado como certo, o tour do clube carioca pela Flórida no mês de janeiro está cancelado por conta de problemas nos bastidores com a Ferj envolvendo a realização do Campeonato Carioca.

A diretoria do Botafogo entrou em contato com a Ferj pedindo uma flexibilização quanto ao calendário. A regra do Campeonato Carioca afirma que os clubes grandes devem utilizar força máxima a partir da 4ª rodada. O plano do clube era ficar de três a quatro semanas nos Estados Unidos, o que chocaria com este período.

John Textor até conversou com dirigentes da Ferj, argumentando que a pré-temporada fora do país seria boa para desenvolver a imagem do clube. A federação, porém, foi irredutível. Desta forma, o Botafogo não teria tempo hábil de marcar amistosos nos EUA e, sem ter como realizar a pré-temporada considerada "ideal", a ideia foi cancelada.

O americano não se entendeu com a federação quanto a realização o Carioca e cancelou a pré-temporada fora do país. O plano inicial era que a equipe comandada por Luís Castro ficasse este período com atividades integradas.

O elenco tinha praticamente tudo certo para ficar na Flórida. Também havia negociações para a realizações de amistosos no país contra clubes da MLS, a principal liga dos Estados Unidos.

Internamente, os dirigentes do Botafogo não gostaram das ações da Ferj, mas a federação está apoiada pelo regulamento do Campeonato Carioca. Desta forma, o clube, teoricamente, terá que colocar força máxima a partir da 4ª rodada do Estadual - a ideia inicial era atuar com o time sub-23.

Entendendo que não haverá um tempo hábil de qualidade para treinamentos e preparação, a solução foi cancelar. A tendência é que a pré-temporada seja realizada no Brasil, mas ainda não há confirmação se será no Estádio Nilton Santos ou Espaço Lonier, CT do clube.

Desentendimento não é de hoje

A primeira amostra de insatisfação do Botafogo de John Textor com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro aconteceu no fim do Carioca de 2022. Na ocasião, o americano postou no Twitter uma mensagem criticando a arbitragem e a Ferj e disse que o Estadual deste ano seria um "Em 2023, o Carioca vai ser um bom torneio para nosso time B".

O clube conversava com a Federação desde o ano passado tentando negociar uma solução possível para os dois lados. O regulamento do Carioca, porém, deixou bem claro que a ideia alvinegra seria inviável já que a ausência longa seria passível de punição financeira.

Aprovado pelos clubes na reunião arbitral de novembro, o regulamento do Campeonato Carioca obriga os clubes a utilizarem a "equipe considerada principal" após a terceira rodada da Taça Guanabara. A multa para quem desobedecer é no valor da cota fixa mínima dos direitos de transmissão.

No fim do ano passado, o Botafogo não se entendeu com a Federação sobre a divergência no pagamento dos direitos de transmissão do Carioca. Em nota, o clube afirmou que havia "obscuridão nas negociações" e a Ferj rebateu dizendo que a nota divulgada era "leviana". (Por Sergio Santana — Rio de Janeiro)

Leia também:

Atletas de Uganda e Quênia vencem a São Silvestre 2022
Gol de voleio de Richarlison é eleito o mais bonito da Copa
Avião com seleção da Argentina chega a Buenos Aires
Após tri mundial, Scaloni mantém portas abertas a Messi
Argentina é tricampeã da Copa do Mundo nas penalidades
Croácia vence o Marrocos e fica com 3º lugar na Copa
Brasil conquista o tricampeonato mundial de goalball
França vence o Marrocos e fará final inédita com a Argentina
Mundial de bocha paralímpica chega ao final no Rio de Janeiro
Com show de Messi, Argentina vence a Croácia e vai à final

TAGS: 
FUTEBOL | CARIOCA | BOTAFOGO | JHON TEXTOR | FERJ