EDUCAÇÃO

Botão de pânico está disponível para o Ifes de Cariacica

O botão de pânico agora está disponível também para a comunidade acadêmica do Ifes

Em 24/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Cláudio Postay/PMC

As unidades de ensino da rede municipal já são atendidas pela Patrulha Escolar realizada pela Guarda Municipal de Cariacica, que visa garantir a segurança e evitar ocorrências, projeto que está sendo intensificado.

O botão de pânico, dispositivo que está auxiliando na segurança de alunos das unidades municipais de ensino, agora está disponível também para a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), no campus de Cariacica.

O pedido foi feito pela direção da instituição federal. Agora, os 2.080 estudantes e servidores poderão contar com o sistema desenvolvido pelas secretarias municipais de Educação (Seme) e de Defesa Social (Semdefes) e pela subsecretaria de Tecnologia da Informação (TI).

“Achamos importante atender ao pedido por ser uma instituição pública que atende a população do nosso município”, salientou Rogério Santos Guimarães, secretário interino de Educação de Cariacica.

Claudio Victor, secretário de Defesa Social, afirmou que servidores do Ifes agora serão treinados para conhecer os protocolos de funcionamento do botão de pânico.

“É importante conhecer em quais situações o sistema pode ser acionado”, disse.

“Essa parceria vai trazer mais tranquilidade e segurança para a comunidade acadêmica. Assim, podemos nos preocupar apenas em cumprir nossa missão de educar”, destacou Jocélia Barcellos, diretora-geral do Ifes.

Segurança

As unidades de ensino da rede municipal já são atendidas pela Patrulha Escolar realizada pela Guarda Municipal de Cariacica, que visa garantir a segurança e evitar ocorrências, projeto que está sendo intensificado.

As escolas também contam com sistema de videomonitoramento e profissionais de portaria, que junto com a equipe pedagógica controlam a entrada e saída dos estudantes.

Integração

O aplicativo com o botão do pânico é integrado à Guarda Municipal, que irá direcionar o chamado às forças de segurança competentes. O trabalho conta com a parceria da Polícia Militar e da Polícia Civil e ainda poderá contar com a colaboração da Policia Rodoviária Federal, por meio de um termo cooperação técnica firmado entre a Prefeitura e o órgão federal. (Semco/PMC)

Leia também:

Crianças de Vitória aprendem sobre ecossistema marinho
Escolas municipais de Vila Velha agora terão o ´SOS Escola´
Estudantes de Vitória participam de evento internacional
Linhares: Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado nas escolas
Educadores dizem que ensino médio amplia desigualdades
Guarapari abre as inscrições para o Curso de Garçom
Matrículas de indígenas em universidades subiram 374% 
Projeto Alfabetiza Vila Velha realiza formação para professores
"Não vamos transformar escolas em prisão", diz Presidente Lula
70% das cidades não cumprem lei do ensino afro-brasileiro
Sedu libera mais de R$ 16,7 milhões aos Conselhos de Escola

TAGS:
BOTÃO DO PÂNICO | IFES | CARIACICA | SEME | ESCOLAS