POLÍTICA NACIONAL

Braga Neto ameaça e condiciona eleições ao voto impresso

Recado diz que não haverá eleições 2022 se voto impresso não for aprovado no Congresso.

Em 22/07/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, estava acompanhado dos chefes militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, enviou um recado no último dia 8 ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com a ameaça de que não haverá eleições em 2022 se o voto impresso e auditável não for aprovado pelo Congresso. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o general estava acompanhado dos chefes militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

Para interlocutores, Lira teria dito que a situação é “gravíssima” e via o recado como uma “ameaça de golpe”. Após receber o aviso, o deputado falou com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na conversa, Lira afirmou que não apoiará qualquer ato de ruptura institucional.

Já o presidente teria respondido que nunca havia defendido um golpe. Para ministros do STF, a ameaça não passa de um blefe para tentar evitar a investigação de militares pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid.

“Os militares estão tentando fazer uma ameaça, mas, no fundo, ninguém está com medo deles. O Arthur (Lira) passou um recado duro. Disse que é parceiro até para perder eleição, mas não para aventura, para ruptura”, confidenciou um magistrado ao Estadão.

Nas últimas semanas, Bolsonaro intensificou sua defesa à implementação do voto impresso e já cogitou a possibilidade de não haver eleições em 2022, caso a proposta não seja aprovada pelo Congresso.

“Não tenho medo de eleições, entrego a faixa para quem ganhar, no voto auditável e confiável. Dessa forma, corremos o risco de não ter eleições no ano que vem, porque o futuro de vocês que está em jogo”, disse no último dia 9.

“Nós não podemos esperar acontecer as coisas para depois querer tomar as providências. O que está em jogo, pessoal, é o nosso futuro e a nossa vida, não pode um homem querer decidir o futuro do Brasil na fraude. Já está certo quem vai ser o presidente do Brasil no ano que vem, como está aí, a gente vai deixar entregar isso?”, disse o presidente.  (Redação - IstoÉ)

Leia também:

Impeachment: Vice-presidente da Câmara vai analisar pedidos
Bolsonaro é transferido para SP e pode passar por cirurgia
Comissão mista aprova relatório preliminar da LDO para 2022
Aziz manda prender ex-diretor da Saúde por mentir na CPI
Manifestantes protestam contra Bolsonaro em várias cidades
Ministro defende setores privados na contratação de obras
Denúncias de corrupção na Saúde pressionam governo
Câmara aprova PL que cria o Estatuto da Pessoa com Câncer
Governo Bolsonaro pediu propina de US$ 1 por dose de vacina
Senadores pedem que STF investigue Bolsonaro sobre Covaxin
Presidentes de partidos fecham posição contra voto impresso
Lula tem quase 50% das intenções de voto para 2022, diz Ipec
Alvo de investigações, ministro Ricardo Salles pode demissão
STF decidirá sobre suspensão da Copa América no Brasil
Em 1 mês, governo ignorou 10 emails da Pfizer sobre vacina
Senado aprova redução na tarifa de energia elétrica por 5 anos

TAGS: 
IMPEACHMENT | INVESTIGAÇÃO | PROPINA | ELEIÇÕES | BOLSONARO | LULA | CPI | POLÍTICA | GOVERNO