TEMAS GERAIS

Brasil atinge 5 milhões de páginas na internet com domínio .br

Com a marca, o .br se firma na 5ª posição entre códigos de país mais populares do mundo

Em 27/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Atualmente, o domínio .br pode ser associado a mais de 130 semânticas específicas para endereços na internet, atrelados a diferentes setores e atuações específicas.

O domínio .br, que fica ao final de boa parte dos sites brasileiros, atingiu a marca de 5 milhões de registros, de acordo com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Com a marca, o .br se firma na 5ª posição entre os códigos de país mais populares do mundo, informou o NIC.br. A entidade sem fins lucrativos, que existe desde 1997, utiliza os recursos obtidos com o registro dos domínios .br para investir em pesquisas e na melhoria da infraestrutura de internet no país.

Atualmente, o domínio .br pode ser associado a mais de 130 semânticas específicas para endereços na internet, atrelados a diferentes setores e atuações específicas. Há opções institucionais, como org.br e ong.br, por exemplo, e opções como med.br, adm.br e adv.br, ligados a categorias profissionais específicas.

Além do mais comum, com.br, as opções para pessoas jurídicas incluem domínios como tur.br, agr.br e far.br, entre outros. Para pessoas físicas é possível registrar endereços terminando em blog.br e wiki.br. É possível ainda especificar por localidade, como rio.br ou manaus.br etc.

Entre as vantagens de utilizar domínios .br, o NIC.br destaca a segurança, com verificações em duas etapas (token), resolução segura de DNS (Sistema de Nomes de Domínio) e criptografia através da tecnologia DNSSEC (Domain Name System SECurity extensions).

"O NIC.br possui servidores espalhados pelo Brasil e no exterior – Estados Unidos, Europa e Ásia –, que garantem rapidez e confiabilidade na resolução de nomes de domínio .br”, disse a entidade, em nota. (Agência Brasil)

Leia também:

Ação itinerante leva serviços para empreendedores de Viana
Transcol terá ônibus elétricos com tecnologia 100% nacional
Sem consenso no Senado, MP que aumenta conta de luz perde a validade
Elton John é celebrado por Joe Biden na Casa Branca
TST instala totens para ampliar acesso à Justiça do Trabalho
> ​Corrida Garoto 2022: as vias de Vila Velha serão interditadas
Nova Venécia cria projeto para mulheres empreendedoras
Termina prazo para tirar versão impressa do título eleitoral
Paneleiras de Goiabeiras poderão exportar panela de barro
Linhares: Mutirão de negociação do Procon começa hoje
Dia da Árvore: projeto ajuda a reflorestar bioma 100% brasileiro

TAGS:
SITES | PÁGINAS | BRASIL | INTERNET | CÓDIGOS