SAÚDE

Brasil deverá receber 10,6 milhões de doses de vacina da Covax

Entrega das doses da vacina de Oxford deve começar no final de fevereiro.

Em 03/02/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Fotoarena / Agência O Globo

A aliança Covax, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir o acesso equitativo às vacinas contra a Covid-19, anunciou nesta quarta-feira (3) que o Brasil deve receber 1,6 milhão de doses da vacina desenvolvida pela AstraZeneca com a Universidade de Oxford até março.

Segundo cálculos da Covax, serão entregues mais cerca de 6 milhões no segundo trimestre e outros 3 milhões no segundo semestre, totalizando 10,6 milhões.

A entrega está programada para começar no final de fevereiro, mas a Covax explica que o valor é um indicativo de distribuição e depende de uma série de fatores, como disponibilidade das vacinas, lista de emergência da OMS, aceitação dos países e questões de logística.

No sábado (30), o Ministério da Saúde informou que o Brasil receberia de 10 a 14 milhões de doses da vacina de Oxford a partir de fevereiro.

Coalizão de 150 países

A Covax Facility é uma coalizão de mais de 150 países criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19. O Brasil é um dos participantes.

Em outubro de 2020, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, informou que a contribuição do Brasil na aliança global previa, como contrapartida, o recebimento de 42 milhões de doses de vacinas.

Esse total seria suficiente para a cobertura de 10% da população brasileira, o que equivale a cerca de 21 milhões de pessoas (considerando a necessidade de dose dupla).

Além da participação no consórcio Covax Facility, o governo federal também tem parceria com a Fiocruz (vacina de Oxford) e Instituto Butantan (CoronaVac).

300 milhões de doses no mundo

A aliança informou também que planeja entregar mais de 300 milhões de doses das vacinas da Pfizer/BioNTech e AstraZeneca/Oxford no primeiro semestre.

O anúncio veio menos de duas semanas após o acordo de compra para 40 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech e outras 150 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford. (Por G1)