CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Brasil e Japão discutem possíveis acordos de cooperação bilateral.

Representantes das duas nações pretendem estimular a inovação conjunta no setor espacial e tecnológico.

Em 06/03/2015 Referência JCC

Especialistas das áreas de observação da Terra e de engenharia e tecnologia espacial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) reuniram-se com representantes do governo, da indústria, de universidades e de instituições científicas do Japão para discutir possíveis acordos de cooperação bilateral.

O encontro ocorreu  na terça-feira (3) , na sede do instituto em São José dos Campos (SP). "Essa reunião deve estimular ainda mais a participação do setor privado e das universidades em áreas inovadoras", disse o diretor do Inpe, Leonel Perondi. "Trata-se de uma oportunidade para preparar as próximas etapas da cooperação técnica entre Brasil e Japão."

Após o encontro, o Inpe sediou um seminário sobre a parceria entre os dois países, organizado pelo governo japonês. O evento abordou oportunidades na área espacial, como tecnologias relacionadas ao desenvolvimento de satélites e aplicações, o monitoramento de desastres naturais, da agricultura e de recursos naturais.

Participaram do seminário especialistas do Inpe e representantes de empresas brasileiras do setor espacial, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e de instituições como Centro Nacional de Monitoramento e Alertas a Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação