ESPORTE INTERNACIONAL

Brasil goleia Coreia do Sul e está nas quartas de final da Copa

O time comandado por Tite foi superior e garantiu a vitória sobre a Coreia do Sul por 4 a 1. 

Em 05/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto Lucas Figueiredo/CBF

Com o resultado, a Seleção Brasileira vai enfrentar a Croácia, que passou pelo Japão, na próxima sexta-feira (09), com a bola rolando às 12h (horário de Brasília).

O Brasil está nas quartas de final da Copa do Mundo. Com grande atuação, o time comandado por Tite foi superior durante todo os 90 minutos e garantiu a vitória sobre a Coreia do Sul por 4 a 1. 

Com o resultado, a Seleção Brasileira vai enfrentar a Croácia, que passou pelo Japão, na próxima sexta-feira (09), com a bola rolando às 12h (horário de Brasília).

O primeiro tempo foi um baile brasileiro. Com a volta de Neymar e outros titulares, a Seleção Brasileira não tomou conhecimento da Coreia do Sul e abriu 4 a 0.  O time começou a abrir o caminho para a goleada aos oito minutos, quando Vini Jr completou a jogada de Raphinha e mandou para as redes. Aos 12', Neymas ampliou de pênalti.

O time sul-coreano levou perigo com belo chute de Hee-Chan, defendido por Alisson, mas o domínio seguia do Brasil. Em linda troca de passes, Richarlison recebeu de Thiago Silva, fez 3 a 0 e até Tite comemorou com a dança do Pombo. Por fim, Paquetá marcou o quarto, batendo de primeira e indo para o intervalo com ampla vantagem. 

Segundo tempo

O segundo tempo começou bem aberto, com Brasil chegando com perigo em chute de Richalison e a Coreia obrigando Alisson a fazer ótima defesa em batida de Son. Mais tarde, em ótima jogada trabalhada, Raphinha ajeitou o corpo e bateu no cantinho, mas o goleiro Kim defendeu. 

O camisa 11 da Seleção Brasileira era o único da frente a não ter marcado, assim, os jogadores começaram a procurar o atacante. Raphinha recebeu de Neymar na área, cortou a marcação e novamente parou na defesa coreana. 

O duelo caiu de intensidade e após falta cobrada pela Coreia e corte de Casemiro, Paik Seung-Ho acertou lindo chute de fora da área e diminuiu para os asiáticos. Aos 35', Tite colocou o goleiro Weverton no lugar de Alisson e com isso, todos os 26 jogadores convocados entraram em campo na Copa do Mundo. (Redação - Terra)

"Croácia vence o Japão nos pênaltis e enfrentará o Brasil"

A Croácia, atual vice-campeã mundial, eliminou o Japão nos pênaltis (3-1, após empate em 1 a 1 nos 120 minutos de tempo normal e prorrogação) nesta segunda-feira, em Doha, para se classificar às quartas de final da Copa do Mundo do Catar.

Os japoneses tinham aberto o placar no final do primeiro tempo com Daizen Maeda (43), mas Ivan Perisic empatou (55), antes de o vencedor ser decidido nos pênaltis, numa série em que o goleiro croata Dominik Livakovic brilhou ao defender três cobranças.


Com a partida empatada em 1 x 1 após os 90 minutos e os acréscimos regulamentares, Mitoma foi quem mais se aproximou de quebrar o impasse durante a meia hora de prorrogação Foto: Arquivo / Reuters

O jogo colocou frente a frente dois times camaleônicos: o dinâmico Japão e a sólida Croácia, capazes de inverter papeis durante o duelo, deram um emocionante espetáculo.

Os europeus jogarão as quartas de final de um Mundial pela terceira vez, enquanto o Japão cai novamente nas oitavas, assim como em 2002, 2010 e 2018.

“Estamos mais do que felizes por termos chegado às quartas. Foi um jogo muito difícil contra uma equipe muito incômoda. É uma equipe rápida e física”, reconheceu depois do jogo o experiente meia croata Luka Modric.

Japão afinado

Mais ambiciosos no primeiro tempo, os japoneses foram recompensados pouco antes do intervalo. Após assustarem com várias jogadas ensaiadas, Maeda aproveitou sobra na área após cobrança de escanteio para fazer 1 a 0.

A seleção croata, uma equipe compenetrada e mais parecida com um clube do que com uma seleção, se manteve fria no jogo.

Depois de os jogadores voltaram dos vestiários para o segundo tempo, o jogo parecia adormecido. O Japão se fechou na defesa e a Croácia ficava com a bola sem conseguir criar.

Até que Dejan Lovren fez um cruzamento perfeito pela direita e Perisic, da marca do pênalti, cabeceou firme no canto para empatar.

Longe de se intimidar, o Japão não sentiu o gol e na jogada seguinte Wataru Endo acertou uma bomba que Livakovic desviou para escanteio.

Os croatas responderam com Modric, que chutou de longe e obrigou o goleiro japonês Shuichi Gonda a fazer grande defesa (61).

Nos últimos 30 minutos, o time europeu foi em busca da vitória. Ante Budimir, que tinha acabado de entrar em campo, não conseguiu acertar uma cabeçada após um rebote (67) e Perisic teve um chute desviado para escanteio pela defesa (77).

Livakovic brilha

A prorrogação tinha começado com baixa rotação, mas a intensidade aumentou quando as duas torcidas acordaram com uma ovação a Modric, substituído por Zlatko Dalic (99).

No tempo extra, a melhor chance foi japonesa. Kaoru Mitoma arrancou e concluiu com um chute forte, que parou em Livakovic (105).

Já na disputa de pênaltis, os croatas Nikola Vlasic, Marcelo Brozovic e Mario Pasalic não falharam, enquanto Marko Livaja acertou a trave. Pelo lado do Japão, só Takuma Asano converteu.

“É um sentimento extraordinário, Graças a Deus acabou bem”, comemorou Livakovic, que com suas três defesas na disputa de pênaltis já está na história do futebol croata. (hpa/psr/cb - AFP - https://istoe.com.br/autor/afp/)

Leia também:

Com Neymar recuperado, Brasil enfrenta Coreia do Sul hoje
França e Inglaterra chegam às quartas de final da Copa
Argentina e Holanda avançam às quartas de final da Copa
Alex Telles e Gabriel Jesus estão fora da Copa do Mundo
Portugal e Coreia do Sul estão nas oitavas de final da Copa
Brasil enfrenta Camarões tentando manter aproveitamento
Marrocos vence e volta às oitavas da Copa após 36 anos
Croácia avança às oitavas e elimina Bélgica da Copa do Catar
Argentina vence a Polônia mas ambas vão às oitavas de final
Tunísia faz história ao vencer a França, mas dá adeus a Copa
Neymar, Danilo e Alex Sandro não enfrentam Camarões

TAGS: 
BRASIL | CROÁCIA | QUARTAS DE FINAL | COPA DO MUNDO | CATAR