AGRICULTURA

Brasil habilita mais de 90 empresas a exportar milho à China

Até 2023, os maiores compradores de milho do Brasil foram Irã, Japão, Espanha e Egito.

Em 03/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: REUTERS/Rodolfo Buhrer

Após o registro no Brasil, o ministério envia à Administração Geral de Alfândegas da China a lista de empresas habilitadas.

O Ministério da Agricultura brasileiro afirmou que habilitou, somente nestes nos dois primeiros meses de 2023, mais 90 empresas para exportar milho para a China, segundo comunicado divulgado na noite de quinta-feira.

Agora a lista para exportar o produto ao país asiático passa a contar com 446 empresas brasileiras, acrescentou a pasta, ressaltando que os embarques ao país asiático, que ganharam força a partir do final do ano passado sob um novo protocolo entre os países, ganharam força.

“A perspectiva para este ano é de recorde nas exportações de milho brasileiras com possibilidade do Brasil ultrapassar as exportações de milho dos Estados Unidos”, disse o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, em nota.

Segundo os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as exportações de milho brasileiras subiram 167% em janeiro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado, com o país asiático absorvendo 15% da oferta brasileira.

Até o ano passado, os maiores compradores de milho do Brasil foram Irã, Japão, Espanha e Egito.

Conforme acordo celebrado em 2022, o ministério é quem registra as empresas brasileiras que atenderem aos requisitos determinados pela China para a exportação do milho.

Após o registro no Brasil, o ministério envia à Administração Geral de Alfândegas da China (GACC na sigla em inglês) a lista de empresas habilitadas, e em seguida há a confirmação pela parte chinesa, as empresas podem embarcar o grão àquele país. (Por Roberto Samora, com informações da Reuters)

Leia também:

Mudança climática pode deixar brasileiro com menos feijão
Anec prevê queda na exportação de soja do Brasil em fevereiro
IBGE vê alta de 5,7% na safra de café do Brasil em 2023
Ferrugem asiática cresce na soja 22/23 do Brasil e eleva custo
São Mateus é a melhor cidade para fazer negócios no agro
Programa Municipal de Fruticultura de Linhares se expande
Anec reduz previsão de exportação de soja do Brasil em janeiro
Consulta pública da IN de criação de abelhas até quarta (25)
Seag discute ações para agronegócio do Estado com Cedagro
Conab estima produção de 54,94 milhões de saca de café

TAGS:
EXPORTAÇÃO | HABILITAÇÃO | EMPRESAS | CHINA | ALFÂNDEGA