ESPORTE INTERNACIONAL

Brasil se supera para conquistar o Sul-Americano Sub-20

A vitória emocionante sobre o Uruguai coroou a campanha invicta da seleção brasileira.

Em 13/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: EFE

Seleção brasileira encara jogo duro contra o Uruguai no último compromisso, consegue achar soluções apesar dos vários desfalques e mostra resiliência para desafios maiores como o Mundial.

Os fatos são: o Brasil venceu o Uruguai por 2 a 0 no último jogo do Sul-Americano Sub-20 e conquistou o título do campeonato de forma invicta. Vai voltar a disputar o Mundial da categoria. Só que há algo deste jogo, e que atravessou toda a campanha, que vai além disso: a capacidade de resistir em momentos de dificuldade e se superar para vencer.

No geral, o Brasil foi melhor do que o Uruguai — em especial na metade inicial do segundo tempo. Mostrou intensidade, ousadia com a bola e variações na hora do ataque. Os gols de Andrey e Pedrinho só saíram no fim da partida, mas poderiam ter acontecido antes: Biro acertou a trave.

A seleção não afinou quando os uruguaios foram mais ríspidos nas disputas de bola ou provocavam. Não mostrou nervosismo diante da vantagem deles (jogavam pelo empate). E quando o time adversário conseguia encaixar um contra-ataque, o Brasil foi capaz de fazer transição defensiva rapidamente.

Nem tudo foi perfeito. O primeiro tempo foi de pouca produção ofensiva, e os setores estiveram muito espaçados. Lembrando que o zagueiro Jean, o lateral Arthur e o meia Marlon Gomes não jogaram (suspensos).

Aqui não cabe o chavão "final não se joga, se ganha". O Brasil soube jogar a "decisão" contra o Uruguai. Que por sua vez, não soube perder.

A campanha: campeão invicto

A vitória emocionante sobre o Uruguai coroou a campanha invicta da seleção brasileira: sete vitórias e dois empates em nove jogos, entre primeira fase e o hexagonal final. Foi o melhor ataque do torneio, com 19 gols no total, e a melhor defesa, com quatro sofridos. Nas últimas cinco partidas, a defesa só foi vazada uma vez.

É inegável que o time ainda tem pontos a serem melhorados. Como acontece com qualquer equipe, ainda mais uma com tantas necessidades de mudanças, e nessa faixa etária. O Brasil precisa ser menos irregular, dentro e entre diferentes jogos, mais compacto em determinados momentos e mais controlador do ritmo.

Por outro lado, a expectativa positiva em cima de vários nomes se confirmou, para além de Andrey e Vitor Roque, artilheiros do Sul-Americano com seis gols cada. O goleiro Mycael, o zagueiro Robert Renan e o volante Marlon Gomes fizeram bom torneio.

O técnico Ramon Menezes também soube lidar com os vários desfalques, antes e durante a competição. Deu espaço na hora certa para André, Luís Guilherme e Pedrinho, entre outros.

O último título do Brasil no Sul-Americano tinha sido em 2011, com a geração liderada por Neymar, Casemiro, Alex Sandro e Danilo, além de Lucas Moura e Oscar. Um indicativo de que o time atual pode proporcionar bons nomes para a seleção principal nos próximos anos.

O Brasil é o maior vencedor do Sul-Americano Sub-20, com 12 troféus no total.

Mundial: rumo à Indonésia

O Brasil voltará a disputar a Copa do Mundo Sub-20 depois de ficar fora das edições de 2017 e 2019. Algo difícil de acreditar para a segunda seleção com mais títulos (cinco no total, um a menos do que a Argentina). Em 2015, a campanha terminou com o vice-campeonato.

O Uruguai e a Colômbia — que o Brasil não venceu no Sul-Americano, em dois jogos — prometem dar trabalho no torneio a ser disputado em maio, na Indonésia. Das outras escolas mais tradicionais, destaque para a Inglaterra, campeã da Eurocopa Sub-19 de 2022, França e Itália.

A seleção brasileira pode chegar mais forte, caso atletas inicialmente chamados para o Sul-Americano sejam enfim liberados pelos clubes para o Mundial. De 22 da primeira lista, oito não puderam jogar na Colômbia. Mas se isso não acontecer, esse grupo já mostrou que tem capacidade para se superar nos momentos difíceis. (Por Rodrigo Lois, do GE)

Leia também:

> ​Desafio no skate, patins e BMX no Pump Track em Vila Velha
Inscrições abertas para competição de bocha em Cachoeiro
Atletas capixabas conquistam medalhas no Beach Wrestling
Vila Velha:​ atividades esportivas gratuitas em todas regiões
Prefeitura de Cariacica tira dúvidas sobre edital da Bolsa Atleta
Juliétty Tesch conquista Campeonato Brasileiro de Vela
Bolsa Atleta 2023: inscrições abertas para todas as faixas etárias
Arena Verão: finais da Copa Vitória acontecem nesta quarta
Governo ES inaugura revitalização de campo Bom de Bola
São Mateus: futevôlei abre edição dos jogos de verão Guriri

TAGS:
BRASIL | URUGUAI | SUL-AMERICANO | INVICTO | SUPERAÇÃO